VIDA URBANA
Ensaios em ritmo acelerado
A pouco mais de 20 dias para o Carnaval Tradição, as escolas de samba de João Pessoa intensificam preparativos para o desfile.
Publicado em 13/01/2013 às 13:30
As escolas de samba de João Pessoa aceleram os preparativos para o desfile no Carnaval Tradição. Faltando pouco mais de 20 dias para a apresentação, os dirigentes e componentes intensificam os ensaios e correm contra o tempo para finalizar a confecção das fantasias e acertar os últimos detalhes antes do desfile. Cinco agremiações participam da apresentação deste ano, que acontece nos dias 9 e 10 de fevereiro, segundo a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), na Avenida Duarte da Silveira. O desfile das campeões acontece no dia 12 de fevereiro.
Na reta final, os bateristas das escolas ensaiam semanalmente e a maior parte se reúne até três dias por da semana para tocar o samba-enredo e garantir a harmonia para contagiar público e jurados durante o desfile. O som do samba-enredo se espalha pelas ruas próximas aos locais de ensaio, enquanto as fantasias adornadas por paetês e detalhes brilhantes são feitas nos locais de concentração das escolas ou nas casas das costureiras contratadas para o trabalho; a maior parte das escolas pessoenses não tem galpão ou sede.
Para este ano, os carnavalescos vão passear por universos que vão de homenagens à cultura popular e a grandes nomes da música brasileira, a temas que tratam da fidelidade e das riquezas e potencialidades da Paraíba. Os temas e sambas-enredos foram escolhidos no ano passado.
Durante o ensaio sobra entusiasmo dos integrantes das escolas, mas há uma série de desafios relacionados ao problema da falta de dinheiro. Segundo o presidente da Liga Carnavalesca de João Pessoa, Luziberto Costa, Beto Bandeirantes, a falta de patrocínio privado ainda é o grande entrave para realização do Carnaval Tradição. “A subvenção concedida pela Prefeitura é a fonte de recurso que as escolas dispõem para fazer o carnaval, as empresas não têm interesse em patrocinar as agremiações”, declarou. Contudo, o presidente da Liga comemora que os recursos repassados pela administração municipal tiveram aumento este ano. A Liga reúne 22 agremiações (apenas 21 desfilam este ano).
A Escola de Samba Catedráticos do Ritmo anunciou que não vai desfilar, pois não aceitou desfilar no sábado de carnaval.
Comentários