icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Escola fechada vira Centro de Educação Infantil

Espaço atenderá aos moradores da localidade e dos bairros vizinhos. A reivindicação foi aceita após várias denúncias da comunidade sobre o fechamento da unidade de ensino.

Publicado em 21/10/2011 às 7:15

Após três anos fechada, a Escola Estadual Maria Quitéria, no Jardim Treze de Maio, em João Pessoa, será transformada em um Centro de Referência em Educação Infantil (Crei). Esse espaço atenderá aos moradores da localidade e dos bairros vizinhos. A reivindicação foi aceita após várias denúncias da comunidade sobre o fechamento da unidade de ensino.

O conselheiro tutelar da Região Norte, Sérgio Lucena, comentou que no Jardim Treze de Maio não existia um Centro de Referência dedicado à educação infantil para que os pais pudessem deixar os filhos e trabalhar. “Após o comunicado da população, soubemos que uma escola estava fechada e que poderia ser transformada em Crei”, disse.

Atendendo ao pedido da comunidade, o Conselho Tutelar procurou a Promotoria da Educação de João Pessoa para ajudar nas negociações com a Secretaria de Estado da Educação. Juntos, o Conselho e o Ministério Público conseguiram que o espaço fosse cedido para a gestão municipal da capital para que a prefeitura disponibilizasse um serviço de educação para crianças entre 0 e 6 anos de idade.

Ainda segundo Sérgio Lucena, a solicitação da comunidade é que nesse Crei fosse oferecido também um berçário – espaço para bebês. Ele contou que os pais precisam deixar os filhos nos Centros de Referência dos bairros Padre Zé, Róger e Mandacaru. “Nós conversamos com a Secretaria de Educação e um termo da sessão foi assinado”, afirmou, acrescentando que a matéria publicada pelo JORNAL DA PARAÍBA ajudou nessa conquista para a população.

A Escola Estadual Maria Quitéria abrigou moradores da comunidade Riachinho que ficaram desabrigados das chuvas dos meses de janeiro, fevereiro e julho deste ano. Algumas famílias já foram atendidas pelo auxílio moradia da prefeitura da capital. Ainda há duas famílias que moram na escola. A moradora Célia Félix, 41 anos, que mora na escola, comentou que vai poder deixar os quatro netos durante o dia. “Os meus filhos poderão trabalhar e deixar os filhos na creche”, comentou.

Outra pessoa que também aprovou a ideia foi a dona de casa Ana Cláudia do Nascimento, 23 anos. Ela ainda não trabalha, mas disse que pretende colocar os dois filhos menores de 5 anos na creche para poder conquistar um emprego. “Estou satisfeita com a aceitação da reivindicação da comunidade. Hoje sei que vou ter onde deixar minhas crianças”, afirmou.

A Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa, através da assessoria de imprensa, informou que a documentação assinada pela Promotoria e Conselho Tutelar ainda não chegou à secretaria. A assessoria informou que a gestora da pasta foi comunicada verbalmente e uma arquiteta visitou o local para montar o projeto. O número de vagas só será definido posteriormente

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp