VIDA URBANA
Escolas da rede pública em CG vão ganhar segurança eletrônica
Dados do Ciop mostram que somente este ano já ocorreram 443 casos de assaltos à escolas em CG, mas o número pode ser maior.
Publicado em 10/03/2015 às 6:00 | Atualizado em 19/02/2024 às 17:05
Os assaltos e furtos a estabelecimentos comerciais, residências e escolas são registrados quase todos os dias no Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop), em Campina Grande. Dados do Ciop mostram que somente este ano já ocorreram 443 casos na cidade, mas o número pode ser ainda maior, uma vez que muitos assaltos acontecem e não são registrados pelas vítimas. No caso das escolas, para coibir a ação criminosa, as secretarias municipal e estadual de Educação vão instalar sistemas de segurança em algumas escolas, a exemplo de câmeras de vigilância e cercas elétricas.
O problema deverá reduzir a incidência de casos como o da Escola Estadual Ademar Veloso da Silveira, no bairro de Bodocongó, zona oeste de Campina Grande, que este ano realizou um protesto no dia 24 de fevereiro com professores e alunos para reclamar dos frequentes arrombamentos. Só este ano a escola foi assaltada seis vezes. A diretora da escola, Ana Cristina Andrade, afirma que mesmo após o protesto, nenhuma atitude foi tomada pela Gerência da 3ª Região de Ensino ou pelo governo do Estado. Mesmo com os assaltos, a escola não está na lista das que vão receber equipamentos ainda este semestre.
A Gerência da 3ª Região de Ensino informou que a Secretaria de Educação deverá aplicar os equipamentos, como câmeras e cercas elétricas, em todas as escolas de Campina Grande, a exemplo do que acontecerá em João Pessoa, mas priorizando os bairros considerados de risco.
Já a Secretaria de Educação do município informou que está aberto um processo de licitação para a compra de equipamentos de segurança que serão instalados em todas as 120 escolas da rede municipal. A secretária Iolanda Barbosa reclamou da falta da presença da Patrulha Escolar. “Desde o segundo semestre do ano passado, a Polícia Militar desativou a Patrulha Escolar, mas ela intimidava os bandidos, que evitavam assaltar escolas por saberem que havia uma equipe de segurança praticamente exclusiva para tratar destes casos. Agora teremos que tomar providência por conta própria, que será a instalação de cercas elétricas e câmeras em toda a rede de ensino”, garantiu.
'INVADIDA' DUAS VEZES
Uma das escolas que tem equipamento de segurança é a Escola Municipal Poeta Álvaro Guedes Pinheiro, no bairro Jardim Paulistano, mesmo assim no último final de semana aconteceram dois arrombamentos e os bandidos levaram duas televisões, um aparelho de DVD e um botijão de gás.
A diretora da escola Maria Livramento de Melo lamenta a situação e conta que medidas já haviam sido tomadas para evitar assaltos, a exemplo de grades e câmeras de segurança. Segundo ela os bandidos desligaram os quadros de energia e desativaram os equipamentos durante a invasão.
O comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar (2º BPM), major Gilberto Felipe, explicou que uma equipe já foi designada, sob comando da tenente Mônica Araújo, para estreitar laços com os diretores das escolas e coibir atos criminosos. Ele também garantiu que a Patrulha Escolar não foi desativada.
“A Patrulha Escolar nunca foi desativada, mas estava funcionando de forma precária e com poucas viaturas. A tenente irá fiscalizar o patrulhamento e conversar com os representantes das escolas para entender suas necessidades com relação à segurança”, contou. Ainda segundo o major, algumas escolas já foram visitadas pela equipe.
ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO SERÃO BENEFICIADAS COM EQUIPAMENTOS
Antônio Guedes Andrade
Assis Chateaubriand
Dom Luiz Gonzaga Fernandes
Doutor Elpídio de Almeida
Doutor Hortêncio de Sousa Ribeiro
Escritor Virginius da Gama Melo
Félix Araújo
Irmã Stefanie
José Miguel Leão
Major Veneziano Vital Rêgo
Monte Carmelo
Nenzinha Cunha Lima
Poetiza Vicentina Figueiredo
Professor Anésio Leão
Professor Antônio Oliveira
São Sebastião
Senador Argemiro de Figueiredo
Severino Cabral
Solon de Lucena
Fonte: 3ª Região de Ensino
Comentários