VIDA URBANA
Escolas privadas já ministram disciplinas
Escolas da rede estadual e privadas do estado, dizem que disciplinas já estão sendo trabalhadas em sala de aula.
Publicado em 11/05/2012 às 6:30
Segundo o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Particulares da Paraíba, as escolas privadas do Estado também já começaram a ministrar, em sala de aula, o ensino das culturas africanas e indígenas. O mesmo ocorreu com as escolas estaduais. Segundo a gerente operacional de Integração Escola e Comunidade da Secretaria de Estado da Educação, Hygia Margareth Souza, os quase 23 mil professores da rede, desde o ano passado, vêm passando por cursos de qualificação para ministrar os conteúdos em sala de aula.
“Não basta apenas baixar uma lei e obrigar os professores a darem aula. É preciso que os nossos docentes dominem o conhecimento sobre o assunto e, assim, possam levar esse conhecimento ao seu aluno. Por isso, estamos oferecendo cursos”, observou.
De acordo com a gestora, os professores estaduais já passaram por dois cursos. Além de abordar questões ligadas a negros e indígenas, as aulas ajudaram os docentes a elaborar programas de aulas, atendendo às exigências do MEC. No entanto, mesmo com o esforço do governo do Estado, Hygia admite que o ensino das culturas afrodescentes e indígenas ainda precisa melhorar.
“Várias escolas já capacitaram seus professores e inseriram completamente essas disciplinas em seus currículos. Mas, não conseguimos capacitar todos os 23 mil docentes da rede. Vamos continuar oferecendo os cursos para completar todos. Só assim, teremos a garantia de um ensino de qualidade”, declarou.
Comentários