VIDA URBANA
Esgoto estourado causa transtornos
Moradores dizem que o problema é antigo; segundo a Cagepa entupimento é causado por lixo jogado pelos detentos do presídio do Roger.
Publicado em 10/09/2013 às 6:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 17:23
Mais uma vez o esgoto estourado na avenida Ayrton Sena, no bairro do Róger, em João Pessoa, por trás da unidade prisional Flósculo da Nóbrega, provoca transtornos para população e motoristas.
O problema ocasionou o aparecimento de uma cratera na via asfaltada, desde a última quarta-feira, obrigando quem passa pelo local a redobrar a atenção para desviar do buraco e da água suja. A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) aponta o possível hábito dos apenados do presídio de jogarem lixo na rede de esgotos como o motivo da reincidência do problema.
De acordo com a moradora Lúcia Silva, que reside na avenida, o problema com o esgoto estourado é antigo e os transtornos são vários. “Minha casa é cheia de muriçoca e é comum vermos ratos e baratas correndo pela rua”, disse.
Segundo ela, a situação fica pior durante o inverno. “Com as chuvas, formam-se poças de água que se misturam com o esgoto. Os veículos passam por aqui e levantam todos os dejetos, não respeitando os pedestres que precisam passar pela avenida”, acrescentou.
Ainda segundo Lúcia Silva, além da sujeita que toma conta da avenida, o transtorno maior é sentido no ar. “Com o mau cheiro que vem da rua, ninguém aguenta comer. A fedentina é horrível e, para piorar, não para”, falou.
Por sua vez, a assessoria de imprensa da Cagepa falou que teve conhecimento do caso através da reportagem. Informou ainda que uma equipe será enviada ao local para fazer o serviço de conserto ainda hoje. Contudo, ao tomar conhecimento da nova ocorrência, a assessoria afirmou que o problema se tornou recorrente devido o hábito dos apenados do Róger de lançarem todo tipo de dejetos na rede de esgoto.
Segundo a companhia, os detentos estariam usando a rede de esgoto de forma inadequada, atirando lixo nas tubulações, o que acarretava nas obstruções.
Comentários