icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Especialistas alertam para risco dos óculos vendidos nas ruas

Sem proteção UV, óculos vendidos na rua podem causar danos a visão dos consumidores e podem levar até à cegueira.

Publicado em 05/12/2012 às 6:00


Entre um produto e outro, o que mais se vê nas ruas centrais de Campina Grande é uma grande oferta de óculos escuros de todos os tipos, coloridos, estilosos, discretos ou exagerados, com preços para todos os bolsos. Para quem se anima pensando apenas no valor das mercadorias expostas de qualquer forma, a sugestão de especialistas em olhos é que os consumidores pensem bem antes de usar o produto sem orientação médica. Muitos não possuem a proteção contra os raios UV ou ultravioleta, o que pode causar muitos danos à saúde visual, podendo até levar à cegueira.

O excesso de claridade do eletricista Francisco de Assis, 45, faz com que ele não saia de casa sem os óculos escuros, mas ao invés de procurar um bom produto ou consultar um oftalmologista, ele prefere ser “prático”. “Eu sempre procuro o mais barato e que sirva no meu rosto, nunca comprei óculos caros, sempre vou no camelô”, disse ele. Mas a irritação visual que persiste agora, pode ser um resquício do mau uso do produto. O eletricista contou que vez por outra sente uma ardência nos olhos, que também costumam ficar vermelhos.

De acordo com o oftalmologista Diego Gadelha, estes podem ser sinais de que os óculos estão produzindo um efeito contrário para a visão, ao invés de proteger, estão prejudicando. “Isso é muito comum quando o paciente usa óculos comprados em locais que não são adequados. A principal exigência é que o produto tenha a proteção UV. Sem ela, as lentes podem acabar dilatando ainda mais a pupila, o que permite uma incidência ainda maior de raios nos olhos”, informou.

No verão o perigo é ainda maior, já que o uso de óculos “falsificados” é mais frequente e o sol mais forte. Além dos diversos problemas que advêm durante este período do ano, aumento dos casos de alergias, irritação, conjuntivite e outros, as doenças maculares, principal causa de visão subnormal do mundo, podem provocar problemas sérios, inclusive a cegueira. “São casos mais raros, mas acontece mais do que se pensa. É muito importante o uso dos óculos escuros, independente de idade, mas estes produtos têm que ser usados de forma correta e de preferência com a orientação de um profissional”, aconselhou o médico.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp