icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Esperando 100 mil pessoas, Salão do Artesanato da Paraíba começa nesta terça

Evento vai até o dia 13 de janeiro e vai contar com 389 artesãos.

Publicado em 18/12/2018 às 7:00 | Atualizado em 18/12/2018 às 14:13


                                        
                                            Esperando 100 mil pessoas, Salão do Artesanato da Paraíba começa nesta terça

A 29ª edição do Salão do Artesanato da Paraíba será aberta nesta terça-feira (18), às 19h, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa. Com o tema “O Artesanato – a economia criativa no turismo”, a expectativa da organização é que passem pelo evento, que será encerrado no dia 13 de janeiro, cerca de 100 mil pessoas.

Ao todo, 389 artesãos participam do 29º Salão do Artesanato de maneira direta, e 2.713 envolvidos indiretamente por meio de associações e cooperativas oriundas de 76 municípios paraibanos. Profissionais que vão trazer para o evento a autêntica cultura nordestina através do artesanato, que oferecerá brinquedos populares, produtos confeccionados em couro, cerâmica, algodão, metal, osso e madeira, entre outras tipologias.

De acordo com a gestora do Programa do Artesanato da Paraíba (PAP), Lu Maia, a realização do Salão durante as festividades de fim de ano traz muita expectativa para a organização do evento e para os artesãos que participam dele. “Além de uma grande vitrine, que vem se consolidando a cada edição, a realização do Salão do Artesanato neste período significa sempre boas vendas, já que a época é muito propícia a presentes”, disse. “São produtos elaborados com muita criatividade, com muito carinho”, prosseguiu.

Nesta edição, o Programa do Artesanato da Paraíba homenageia o município de Cabaceiras, localizado no Cariri do Estado. Cabaceiras tem se destacado não apenas pela forte atuação no turismo, mas também pelo artesanato, cuja tipologia principal é o couro, uma grande fonte de renda para os moradores da “Roliúde Nordestina”, expressão que ganhou por ter sido cenário de filmes e minisséries exibidos em rede nacional.

Estrutura e parceria

Ao todo, foi reservada uma área de 1.388 m2 para os estandes, onde serão comercializados os produtos. Além desse espaço, o 29º Salão do Artesanato da Paraíba também terá em funcionamento a brinquedoteca da Fundação Espaço Cultural (Funesc), área de circulação, refeitório, gastronomia e praça.

Realizado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo/Programa do Artesanato da Paraíba (PAP), a 29ª edição do Salão do Artesanato da Paraíba terá como parceiro, além da Funesc, o Programa de Empreendedorismo da Paraíba (Empreender-PB).

Além de uma vasta programação cultural, que terá início na sexta-feira (21), sempre a partir das 19h30, será oferecida uma série de palestras e oficinas, que terá como tema principal o empreendedorismo na Paraíba.

“O Salão do Artesanato da Paraíba é um, entre tantos eventos promovidos pelo Governo do Estado, que mostram o quanto o artesão paraibano tem sido valorizado, tem ganhado visibilidade. Essas ações adotadas pelo governador Ricardo Coutinho fortalecem a nossa economia e, ao mesmo tempo, enriquecem a nossa cultura”, concluiu Lu Maia.

Imagem

Jhonathan Oliveira

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp