VIDA URBANA
Estacionar em local proibido vira uma rotina em Campina Grande
Estacionar carro em cima de calçadas pode gerar multa de até R$ 127 e pontos na carteira.
Publicado em 21/02/2016 às 8:00
Eles estão parados por toda a parte. Por cima de calçadas, canteiros, obstruindo o passeio público, desrespeitando a sinalização e alheios a qualquer fiscalização, lá estão os carros de quem precisou estacionar para resolver algo, mas optou pela comodidade do irregular, mais fácil. Ao circular pelas ruas de Campina Grande, é possível notar uma repetição tão típica dessas cenas que chegamos a nos questionar se a atitude está errada ou não. Mas se não vale o bom senso, vale a lei: sim, é proibido estacionar junto aos canteiros centrais ou nas calçadas – passeio público, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, infração que pode gerar multa de até R$ 127 e pontos na carteira.
Mesmo assim, há quem mesmo 'sem intenção', acabe infringindo a norma. “Aí a gente tem que passar pelo meio da rua, com medo, arriscando ser atropelado, porque o carro está na calçada. É um absurdo né”, criticou a telefonista Roberta Alves, que caminhava pela rua Almirante Barroso, no bairro do Cruzeiro, e se deparou com um carro estacionado bem no meio do seu caminho, que tomava toda a calçada por onde Roberta deveria transitar.
Já do outro lado, a desculpa, motivada pelo famoso 'jeitinho brasileiro' é sempre a mesma. “Só desci pra entregar um documento aqui no escritório, não foi nem 5 minutos”, diz o comerciante Francisco Alves, que havia estacionado seu veículo em uma calçada da Rua Costa e Silva, no bairro Jardim Quarenta. Para a Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos de Campina Grande (STTP), no entanto, não há desculpa que minimize a multa.
Em 2015, o órgão aplicou 11.233 multas por estacionamento irregular na cidade. A maior parte delas, direcionada aos condutores que estacionaram o carro em local ou horário proibido no Centro da cidade, 2.779 motoristas. A Rua Presidente João Pessoa foi onde mais condutores cometeram a infração. “Recentemente implementamos um plano de fiscalização das ruas centrais e principais dos bairros, e há uma constatação clara dessas irregularidades, principalmente as filas duplas e veículos estacionados em cima das calçadas. Para reprimir isso, nós temos feito uma fiscalização constante atuando de formas: orientação e multa, que varia conforme o tipo de infração”, explicou o superintendente da STTP, Félix Araújo Neto.
Há 15 dias, a autarquia fez uma varredura no entorno de um call center, no bairro do Cruzeiro, e notificou 57 condutores de veículos por estarem estacionados de forma irregular. Outros dez carros foram removidos para o pátio do órgão.
Comentários