VIDA URBANA
Estado do ciclista atropelado no sábado é estável; caso é o 4° em menos de 10 dias
Médico Vinicius de Souza Lucena trafegava pela faixa reservada para bicicletas quando um motociclista invadiu a via e o atropelou.
Publicado em 25/05/2015 às 12:12
O ciclista que foi atropelado por uma motocicleta na manhã do último sábado (23), no bairro do Bessa, na orla de João Pessoa está em estado clínico estável, de acordo com informação da assessoria do Hospital Memorial São Francisco. O médico Vinicius de Souza Lucena, de 41 anos, trafegava pela faixa reservada para bicicletas quando um motociclista invadiu a faixa e se chocou de frente com ele, que vinha no sentido contrário.
A vítima havia sido socorrido para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa, mas foi transferido no domingo (24) para o Memorial. As câmeras de segurança de um condomínio no bairro flagraram toda a ação.
Nas imagens da TV Cabo Branco é possível ver o momento em que o ciclista segue pela ciclofaixa na avenida Argemiro de Figueiredo no Bessa, quando foi atingido violentamente pela moto que aparece em alta velocidade no sentido contrário. O ciclista não tem tempo de reagir e é atropelado. Imediatamente é possível ver a mobilização de pessoas que estavam no local e acionam o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Vinicius Souza estava em João Pessoa para comemorar o aniversário da mãe dele, que foi no sábado (23). Ele mora em Brasília e os familiares em João Pessoa.
De acordo com o relato de testemunhas, o rapaz que pilotava a moto apresentava sinais de embriaguez. Dante Maciel, 21 anos, também ficou gravemente ferido e foi socorrido para o Hospital de Trauma de João Pessoa, onde ainda está internado em estado clínico regular, de acordo com boletim do hospital.
Esse foi o 4º caso de atropelamento a ciclista registrado em menos de 10 dias
O primeiro registro foi início da semana, no domingo (17), onde uma estudante espanhola também foi atropelada quando trafegava com uma bicicleta, essa por um ônibus.
Já na tarde da última sexta-feira (22), outro ciclista havia sido atropelado por um carro na ladeira que liga o bairro do Rangel ao bairro de Jaguaribe, próximo à comunidade Paulo Afonso, em João Pessoa. O ciclista foi socorrido pelo Samu, onde os socorristas informaram que ele estava consciente e orientado. Mesmo assim, ele foi encaminhado ao Hospital de Emergência e Trauma da Capital.
Na manhã desta segunda-feira (25) um ciclista ficou gravemente ferido após ser atingido por um carro em uma rua paralela à rodovia BR-230, em João Pessoa. Luiz de Barros Cavalcante, de 55 anos, foi socorrido pelo Samu para o Hospital de Trauma de João Pessoa, onde está internado em estado clínico regular, de acordo com boletim do Hospital.
Protestos
Motivados pelo atropelamento da estudante que aconteceu no domingo (17), um grupo de ciclistas realizou um protesto em João Pessoa na manhã da sexta-feira (22) contra o desrespeito no trânsito. O percurso começou no Busto de Tamandaré e seguiu até a Universidade Federal da Paraíba, no bairro Cidade Universitária.
Um dos organizadores, Marcelo Máximo, disse que o movimento em defesa da construção de mais ciclovias acontece todas as sextas-feiras.
No domingo (24), foi realizado outro protesto. Este motivado pelo atropelamento do médico, que aconteceu no sábado (23). Na manifestação, os ciclistas fizeram orações no Busto de Tamandaré. Os ciclitas reclamam de falta de segurança e temem utilizar as faixas reservadas para a bicicleta.
Sinalização
A sinalização e interdição de faixas em diversas avenidas de João Pessoa para a prática de atividades esportivas durante algumas horas da manhã é comum. O responsável pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob), Marcos Pinto, explicou que o órgão mantém agentes de trânsito nos locais interditados para prática de esportes.
Comentários