VIDA URBANA
Estado e municípios desenvolvem projetos
Programas para reforçar a educação básica estão sendo realizados, um deles em parceria com a UFPB.
Publicado em 23/12/2014 às 6:00 | Atualizado em 14/03/2024 às 17:05
Conforme a secretária de Estado da Educação, Márcia Lucena, para reverter este quadro, foram desenvolvidos projetos contemplando todas as etapas da educação.
“Fizemos para o ensino fundamental 1, que é onde encontramos meninos sem sequer estarem alfabetizados, um projeto chamado 'Primeiros Saberes da Infância' e já tivemos resultados. Isso, o Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Alunos) e o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) captaram”, frisou. “Temos para o fundamental 2 o projeto 'Revisitando os Saberes', espécie de reforço escolar para acompanhamento destes meninos, porque um problema muito grave que encontramos na rede é a distorção idade/ano. No ensino fundamental, 30% dos alunos estão nessa situação. No ensino médio, são 50%.
Para isso, temos o projeto 'Alumbrar', com teleaulas específicas. Começou agora em 2014 e em 2015 vamos ampliar”, continuou.
Segundo Márcia, o ensino médio, por sua vez, vem sendo contemplado com o 'Promed', programa em parceria com a UFPB, que visa ao fortalecimento da educação básica.
CAPITAL E CG
O diretor de gestão curricular de João Pessoa, Gilberto Cruz, reconheceu que é necessário maior investimento da Secretaria de Educação do município nos alunos e na capacitação dos profissionais de educação. “Estamos com projetos que vão ajudar muito essa questão de detectar as deficiências. Do ponto de vista do fundamental 2, estamos com o projeto 'Mentes Inovadoras', para ajudar no ensino cognitivo, e queremos melhorar a formação dos professores – formação metodológica, na área de Português, Matemática, Inglês”, garantiu.
Já a secretária de Educação de Campina, Iolanda Barbosa, destacou que os dados são orientadores de políticas públicas e sinalizam a importância do estímulo ao aprendizado das crianças e adolescentes. "A partir deles pensamos programas que possam repercutir na aprendizagem dos nossos alunos, melhorando seu desempenho”, afirmou. (Colaboraram Phillipe Xavier e Andréia Xavier)
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