icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Estado entrega casas do Cidade Madura

Primeiro condomínio exclusivo para idosos do país fica localizado no bairro Cidade Verde, em João Pessoa.

Publicado em 11/06/2014 às 6:00 | Atualizado em 30/01/2024 às 14:14

Aos 76 anos, o músico Severino Ramos de Oliveira, mais conhecido como “Parrá”, recebeu as chaves do primeiro imóvel de propriedade dele. A entrega aconteceu ontem na inauguração do primeiro condomínio exclusivo para idosos do país, o “Cidade Madura”, localizado no bairro Cidade Verde, em João Pessoa.

No total foram beneficiados com a nova morada 40 idosos. Nos últimos três anos, de 2011 até ontem, foram entregues 7.396 novas habitações, contudo o déficit habitacional do Estado ainda chega a passar das 112.604 mil moradias, segundo informações da Companhia Estadual de Habitação Popular (Cehap).

Além dos imóveis do condomínio “Cidade Madura”, a Cehap pretende entregar mais 8.967 moradias até o final deste ano.

De acordo com informações da assessoria da Companhia, projetos para a construção de outros 8.700 imóveis já foram licitados e aguardam o início das obras.

Parrá foi um dos idosos que receberam casa própria ontem. Emocionado, ele contou que morava em um imóvel cedido por familiares e precisava de uma casa. “Eu morava em uma casa da família, mas não era o dono. Vou querer saber as regras daqui para cumprir, mas pretendo continuar morando sozinho”, disse o músico.

As casas adaptadas entregues aos idosos têm 54 metros quadrados (m²) e capacidade para abrigar até duas pessoas. O condomínio conta ainda com área de lazer, como praça, jardim, academia e pista de caminhada, e ainda um posto de saúde. “Os detalhes são muito importantes, desde a horta comunitária, jardim, redário. Tudo aqui leva à convivência das pessoas. Não queremos ninguém isolado dentro de casa”, revelou o governador Ricardo Coutinho.

Os 40 beneficiados no “Cidade Madura” foram selecionados a partir de critérios como estar com 60 anos ou mais de vida, ter renda mensal de até cinco salários mínimos e ter autonomia de vida, conforme explicou a presidente da Cehap, Emília Correia.

Se o idoso deixar de atender algum requisito, ele perde o direito a casa. O mesmo acontece em caso de morte. Algumas categorias também foram contempladas, como ex-jogadores de futebol, funcionários públicos, músicos e pessoas indicadas pelo Centro de Idosos. No condomínio, o governo da Paraíba investiu R$ 4,4 milhões.

A presidente da Cehap adiantou ainda que a expectativa é que mais 40 imóveis destinados a pessoa idosa sejam entregues em um outro condomínio no município de Campina Grande até o próximo mês de agosto. Outro município que também será contemplado até o final do ano com o programa “Cidade Madura” é Cajazeiras, no Sertão do Estado.

O procurador do Cidadão do Ministério Público Estadual (MPPB), Valberto Lira, lembrou que há centenas de idosos sem casa própria no Estado. Segundo ele, ter uma casa própria também faz parte da independência do idoso e da assistência social destinada a esta parcela da população. “Muitos moram com parentes, mas não são os donos das casas. Outros estão em abrigos. Nós precisamos de políticas públicas que garantam os direitos dos idosos como um todo. Hoje, a municipalização da assistência social também é uma preocupação nossa”, disse.

Para o presidente do Conselho Estadual da Pessoa Idosa, Francisco de Assis Azevedo, o acesso à moradia proporciona mais dignidade aos idosos e melhoria na qualidade de vida. “Isso foi um pontapé inicial e com certeza vai se refletir na melhoria da qualidade de vida desses idosos. O que nós precisamos ainda é maior respeito à legislação, mas infelizmente a aplicabilidade ainda falha muito, como acontece com o transporte, atendimentos nas repartições públicas e bancos”, lamentou Francisco. (Colaborou Luzia Santos)

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp