VIDA URBANA
Estado entrega novo presídio em Catolé do Rocha
Prédiop tem 300 vagas e foi construído dentro de padrões de segurança que visam evitar abertura de túneis ou fugas através dos muros.
Publicado em 16/12/2008 às 17:44
Da Secom-PB
Já está em funcionamento, desde a última segunda-feira (15), o novo presídio de Catolé do Rocha, no Sertão. A unidade foi denominada Instituto de Reeducação Social promotor Manuel Gomes da Silva, que foi promotor de Justiça da Paraíba com atuação de destaque em comarcas do Sertão. O presídio tem 300 vagas e foi construído dentro de padrões de segurança para evitar abertura de túneis ou fugas através dos muros. O investimentos chega a R$ 20 milhões.
Em toda extensão do presídio, que fica às margens da rodovia em trecho afastado da cidade, os policiais de guaritas podem circular sobre a passarela. O secretário de Cidadania e Administração Penitenciária, Pedro Adelson, destacou o esforço do governador Cássio Cunha Lima de buscar parcerias para a Paraíba ganhar modernos presídios. Segundo o secretário Pedro Adelson, a Paraíba chegou a receber visita da CPI do Sistema Carcerário e não foi incluída como Estado com graves problemas.
O novo presídio será dirigido pelo advogado Irlam Saldanha de Sá, que terá adjunto Pedro Feitosa. Logo depois da inauguração, os 60 apenados da cadeia pública foram transferidos para a nova unidade prisional sob escolta.
Novos presídios - No ano passado, o Governo do Estado inaugurou outras três Penitenciárias de Segurança Máxima em João Pessoa (PB-I e PB-II ficam localizadas em Jacarapé, no conjunto Cidade Verde, em Mangabeira) e Penitenciária Máxima de Campina Grande.
Os dois presídios a serem inaugurados em João Pessoa e Campina têm capacidade para 700 apenados, distribuídos em 26 celas coletivas em cada uma das unidades e doze celas individuais. As novas penitenciárias foram executadas através de convênios celebrados pelo Governo do Estado com o Ministério da Justiça.
Além dos presídios PB I e PB II e Máxima de Campina Grande, outras seis unidades foram construídas pelo Governo do Estado em parceria com o Governo Federal.. Já haviam sido inaugurados os presídios de Guarabira, Santa Rita e Patos. Ontem foi inaugurado o presídio de Catolé do Rocha, restando agora apenas a unidade Cajazeiras, também no sertão da Paraíba.
Comentários