icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Estado registra queda de 13% nos homicídios

Para o governador Ricardo Coutinho, resultados são extremamente positivos.

Publicado em 13/05/2014 às 6:00 | Atualizado em 29/01/2024 às 13:02

Nos primeiros quatro meses deste ano, foram registrados 469 assassinatos na Paraíba. Os números foram divulgados ontem durante a reunião de monitoramento com gestores de Segurança Pública realizada à tarde no Palácio da Redenção, em João Pessoa. Em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram contabilizados 540 homicídios, o Estado registrou uma queda de 13,1% do número de crimes violentos letais intencionais (CVLI).

Para o governador Ricardo Coutinho, os resultados são extremamente positivos. “De 2011 para cá, particularmente de 2012, os indicadores da Paraíba começaram a cair e no primeiro quadrimestre deste ano, a Paraíba é o Estado do Brasil que apresenta maior redução de crimes contra a vida. Nosso indicador está caindo muito mais do que Pernambuco, que tem um sistema de segurança já implantado há 8 anos”, declarou.

Apesar do resultado animador, o governador fez um apelo a todos os participantes da reunião. “Não devemos relaxar nenhum instante”. Em relação aos indicadores, Ricardo Coutinho foi enfático: “Estou muito esperançoso, mas eu não comemoro esta redução, eu celebro esta conquista”, ressaltou, acrescentando que um dos fatores responsáveis pela queda dos homicídios é a metodologia adotada no governo, que integra as polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros. “O Programa Paraíba Unida Pela Paz reestruturou as Forças de Segurança, estabeleceu metas e qualificou os profissionais, com foco na redução da criminalidade", afirmou o governador.

Para o secretário de Estado da Segurança e da Defesa Social, Cláudio Lima, a redução mostra que o planejamento realizado pela Segurança Pública vem alcançando resultados. “Estamos no caminho certo. A permanência dessa queda, que na verdade já se verifica desde o mês de dezembro de 2013, significa que passamos por um processo de consolidação de uma política de Segurança Pública e atesta eficiência dos órgãos policiais”, defendeu. Contudo ressaltou que a taxa atual de homicídios que é de 38 a cada 100 mil habitantes ainda é alta, apesar de também ter saído do patamar de 41 a cada 100 mil habitantes registrados em 2011.

Os crimes contra a vida de mulheres também apresentaram diminuição saindo de 53 ocorrências nos primeiros quatro meses do ano passado para 29 assassinatos este ano. Neste caso, a queda registrada foi de 45% nos homicídios de mulheres no Estado.

Já a apreensão de drogas nos quatro primeiros meses do ano na Paraíba totalizou 416,8 quilos de entorpecentes. Em relação ao mesmo período de 2013, quando foram recolhidos 179,6 quilos, o aumento é de 132%. Em 3 anos e 4 meses na Paraíba foram apreendidas quase 5 toneladas de entorpecentes, o que representa uma média de 4,1 quilos de drogas apreendidas por dia.

A droga mais apreendida este ano em relação ao mesmo período do ano passado foi a maconha (391,1 quilos contra 153,8 quilos), com aumento de 154%. A quantidade de crack apreendida na Paraíba também aumentou (22,9 quilos contra 18,7kg) e de cocaína foram retirados de circulação 2,8 quilos.

Ainda de acordo com os números da Secretaria de Segurança Pública do Estado, as apreensões de armas de fogo aumentaram em 12% nos quatro primeiros meses do ano, subindo de 892 armas apreendidas ano passado, para 1.001 retiradas este ano.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp