VIDA URBANA
Estados do NE firmam compromisso para alcançar zona livre de aftosa
Objetivo é que todo o Nordeste alcance a classificção de zona livre da aftosa com vacinação ainda este ano.
Publicado em 21/02/2011 às 17:43
Da Redação
Com Secom-PB
Representantes das Secretarias de Agricultura de sete estados discutiram, durante encontro em Maceió (AL), as alternativas para alcançar ainda este ano a classificação de zona livre da aftosa com vacinação. Atualmente, Alagoas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte se encontram classificados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) na zona de risco médio.
Somente com o cumprimento dessas metas é que esses estados podem alcançar a próxima etapa da classificação. Atendendo uma exigência do Ministério da Agricultura, os secretários estaduais de Agricultura e os dirigentes dos órgãos de defesa estiveram reunidos na quinta-feira (17), em um hotel de Maceió, e assumiram o compromisso de dar continuidade e reforçar a execução do que é determinado pelo Mapa.
Representando a Paraíba, estiveram no encontro os secretários do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Marenilson Batista da Silva; o executivo de Agricultura e Pesca, Rômulo de Araújo Montenegro; e o gerente Executivo da Defesa Agropecuária, Jamir Mascena de Sousa.
Os membros das secretarias discutiram alternativas para que a mudança ocorra ainda este ano, o que significaria uma contribuição direta no aumento de mercado para produtores, que terão acesso a outras regiões do Brasil.
No Nordeste, apenas Bahia e Sergipe estão na zona livre com vacinação. A idéia do Ministério da Agricultura é que os outros sete estados evoluam em conjunto para baratear os custos.
Objetivo comum
“A doença não tem fronteiras. Por isso, é melhor avançarmos juntos. Esta união dos estados trará benefícios para todos e evoluir na classificação é um objetivo que deixa de ser apenas de Alagoas e já é de todos os Estados”, frisou o secretário-chefe do Gabinete Civil, Álvaro Machado, que na ocasião representava o governador Teotônio Vilela.
O secretário estadual Marenilson Batista da Silva disse que a Paraíba já está reforçando o cumprimento das exigências do Mapa, para que possa evoluir na classificação. “A Defesa Animal do Estado está reforçando a fiscalização do trânsito animal, e dando continuidade ao cadastro agropecuário”, explicou.

Comentários