VIDA URBANA
Estoque de sangue do Hemocentro da Paraíba está no limite
Todo sangue que está chegando nesse período, por meio das doações, tem saído rapidamente para atender as demandas.
Publicado em 17/12/2014 às 11:35
Pode faltar sangue no Hemocentro da Paraíba, caso as doações não aumentem neste período de festas de fim ano. “Caso haja uma situação emergencial, nós não temos sangue para atender a esta necessidade”, explicou a diretora geral do Hemocentro, Sandra Sobreira.
Ainda de acordo com a diretora, o estoque está no limite uma vez que todo sangue que está chegando nesse período, por meio das doações, tem saído rapidamente para atender as demandas. Ela lembrou também que em janeiro a situação é ainda pior, já que é período de férias e muita gente aproveita para viajar.
“Justamente no período que tem menos doações é quando mais precisamos de sangue, já que aumenta a demanda, uma vez que a quantidade de acidentes também é bem maior. Diante disso, faço um apelo para que, antes das confraternizações e das viagens, as pessoas venham ao hemocentro e façam suas doações, o que vai garantir a tranquilidade de todos, evitando óbitos por conta de falta de sangue”, argumentou.
Diante da situação, a equipe do Serviço Social da unidade está entrando em contato, por telefone, com todos os doadores cadastrados que estejam aptos para fazer a doação. Ainda assim, há necessidade de novos doadores.
“Lembramos que é importante que a pessoa traga um documento oficial com foto para fazer o cadastro, passar pela triagem e, dependendo do resultado das avaliações, passar a ser um doador”, disse Sandra.
A diretora faz um apelo para que as pessoas procurem o Hemocentro, que fica na Av. Pedro II, em João Pessoa.
Condições para ser doador de sangue
-Ter idade entre 16 e 69 anos (se for menor de 18 anos é necessária a autorização do responsável legal);
- Pesar acima de 50 quilos;
- Ter dormido normalmente nas últimas 24 horas;
- Estar alimentado, com intervalo de duas horas após o almoço;
- Evitar alimentos gordurosos na véspera e no dia da doação;
- Não ter tido hepatite após os 11 anos de idade;
- Não estar gripado, resfriado, com febre ou diarreia;
- Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
- Não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis;
- Não estar grávida ou em período de amamentação. A menstruação e o uso de pílulas anticoncepcionais não impedem a doação;
- Respeitar o intervalo entre as doações que deve ser de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.
As pessoas interessadas em doar sangue e precisarem tirar qualquer dúvida ou marcar uma coleta externa podem ligar para o telefone (083) 3218-7698.
Comentários