VIDA URBANA
Estrutura do forte requer melhorias
Entre as melhorias apontadas pelo Iphan estão a reparação de cobertas e tratamento das muralhas.
Publicado em 23/09/2012 às 8:00
Assim como várias outras fortificações erguidas no litoral brasileiro na mesma época, a Fortaleza de Santa Catarina tinha como principal função a defesa da Capitania da Paraíba contra invasões estrangeiras. A construção inicial era feita de taipa e foi comandada pelo donatário português Frutuoso Barbosa em 1589.
O traçado atual não é igual ao de séculos atrás. Antigamente, os limites externos eram cercados por fossos não profundos que não existem mais. Uma ponte de madeira conduzia ao acesso principal. Estão conservadas a Capela de Santa Catarina, a antiga Casa de Comando, a prisão de oficiais (hoje galeria de artes plásticas), o alojamento de soldados (atualmente um bazar de artesanato). Os canhões que guardavam os limites da muralha permanecem com suas características originais.
A Fortaleza de Santa Catarina passou por poucas restaurações. A primeira reforma aconteceu em 1970, a cargo do Sphan. Na época, o Exército promoveu a restauração parcial da muralha.
Em 1984, foi feita a revitalização da parte interna. A última intervenção foi feita em 1998, quando a Fundação responsável pela gerência do forte realizou a reconstrução de trechos das muralhas e revelins.
Comentários