VIDA URBANA
Estudante da UFCG conquista medalha
No primeiro semestre do curso de Computação da UFCG, estudante Mateus Carvalho Dantas conquistou medalha de prata na XV OBI.
Publicado em 04/05/2013 às 6:00
Uma verdadeira “fera” da informática, que apesar de estar apenas no primeiro período do curso de Computação, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), já conquistou medalha de prata na XV Olímpiada Brasileira de Informática (OBI), realizada nos últimos dias. Mateus Carvalho Dantas, 17 anos, agora está se preparando para a Olimpíada Internacional de Informática (IOI), em julho deste ano, na Austrália. Aluno de um dos cursos mais reconhecidos do Brasil, ele espera reunir todas as forças para conquistar uma medalha longe de casa.
No currículo de Mateus já havia participação em 20 olimpíadas, antes de sua entrada na universidade. “Fora do Brasil, será a primeira vez que vou participar de uma olimpíada. Eu espero agora conquistar uma medalha e representar bem o País”, disse ele. O estudante participou de uma maratona de quatro dias, durante a OBI, que foi realizada este ano na cidade de Campinas, em São Paulo. Lá, ele foi avaliado através de problemas matemáticos e relacionados à área da computação, conquistando a medalha de prata, mesmo ainda cursando o primeiro período do ano letivo no Ensino Superior.
Com a conquista, o estudante da UFCG se credenciou para participar da IOI, que será realizada em Brisbane, na Austrália, entre os dias 06 e 13 de julho deste ano. Para Mateus, que é natural de Campina Grande, o segredo está no treinamento puxado e nas inúmeros horas de estudo. “Além do treinamento individual, também recebi ajuda da UFCG, através de um treinamento semanal”, contou. De acordo com ele, o gosto pela área de exatas veio desde cedo, mas a escolha pelo curso de Computação também passou pela preocupação em seguir uma carreira do futuro.
Considerando que o curso de Computação da UFCG está entre os três melhores do Brasil, além dos cursos das universidades federais do Rio Grande do Sul e Minas Gerais (UFRS e UFMG), e sendo o melhor da região Nordestina, o estudante acertou na profissão. Segundo o coordenador do curso na instituição de Campina Grande, Tiago Massoni, os alunos mais destacados são contratados por empresas estrangeiras como a Google, Facebook e Microsoft.
“Cerca de 20% dos alunos que se formam acabam trabalhando em empresas como essas. Temos um no Facebook, três contratados pela Googgle e mais dois pela Microsoft, recentemente”, informou. De acordo com ele, o diferencial do curso é o engajamento de professores e alunos em projetos desenvolvidos dentro da própria UFCG.
Comentários