VIDA URBANA
Estudantes da rede municipal de ensino conquistam bolsa de estudos do CNPq
Eles são estudantes da Escola Afonso Pereira da Silva, em Mangabeira VII.
Publicado em 16/03/2017 às 21:39
Mais três estudantes da rede municipal de ensino conquistaram bolsa de estudo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Eles são estudantes da Escola Municipal Afonso Pereira da Silva, em Mangabeira VII, e participam de um projeto de robótica.
O grupo garantiu a bolsa após a Mostra Nacional de Robótica (MNR), em outubro do ano passado. O CNPq ofereceu 70 bolsas e recebeu mais de cinco mil projetos de todo o país. Os alunos Jean Kelci Souza Júnior, Sabrina da Silva Cândido e João Victor dos Santos Ferreira conquistaram o recurso com o projeto “Aeds Aegytpi, tão pequeno, mas grande inimigo”.
A bolsa, no valor de R$ 100, durante 12 meses, é mais do que um auxílio financeiro, para o professor Crismarkes Ferreira. “A conquista desses alunos tem se tornado exemplo para os demais. Eu vejo como o desenvolvimento da mecatrônica e eletrônica e tem melhorado as notas e a disciplina na escola. Diante da desigualdade social gritante, eles às vezes desfiam o caminho para um mundo sombrio e a robótica tem resgatado alguns. Esse projeto tem se tornado uma verdadeira semente de sonhos”, disse.
O ritmo de trabalho está acelerado já que este ano eles terão um novo desafio pela frente, a MNR que será realizada em Curitiba, no mês de outubro. O grupo irá explorar a problemática em torno da Febre Amarela. O objetivo continua sendo desenvolver protótipos que auxiliem na questão educativa alertando os cuidados e prevenção da proliferação do mosquito Aeds Aegytpi. A escola Afonso Pereira foi premiada pelo segundo ano consecutivo.
Comentários