VIDA URBANA
Estudantes já podem se inscrever em intercâmbio para Canadá e Europa
Em 2017, alunos podem cursar semestre letivo no Canadá, Espanha ou Portugal. Há 100 vagas.
Publicado em 15/02/2017 às 7:30
Estão abertas as inscrições para participação de alunos no programa de intercâmbio 'Gira Mundo', promovido pelo Governo do Estado da Paraíba. As inscrições seguem até o dia 15 de março. O programa oferece vagas para intercâmbio no Canadá, Espanha e Portugal, de forma gratuita e oferecendo ajuda de custo aos alunos. Vão ser selecionados 100 estudantes da 2º série do ensino médio da rede pública estadual. O embarque está previsto para acontecer entre agosto e setembro.
Confira edital completo do 'Gira Mundo' a partir da página 6 do Diário Oficial As inscrições vão ser realizadas através do portal da Secretaria de Estado da Educação, através de preenchimento do formulário eletrônico, e o aluno só pode escolher um país para concorrer ao intercâmbio. Conforme edital, durante a inscrição virtual o aluno deve anexar Declaração de Matrícula Regular, devidamente assinada pelo Diretor da Escola, e os anexos II e IV - Termo de Compromisso e Autorização e do Pai ou Responsável e Termo de Ciência, respectivamente - do Edital (página 8 e 9 do Diário Oficial) preenchidos e devidamente assinados pelo candidato e responsável legal. Os estudantes vão cursar no país de destino o correspondente a um semestre letivo (com duração em torno de 5 meses). Para participar do processo seletivo é necessário que o aluno tenha no mínimo 14 anos de idade e no máximo 17 anos e 6 meses (ambos até o dia primeiro de julho de 2017), estar regularmente matriculado no segundo ano do ensino médio (regular, normal médio, semi-integral, integral ou médio integral integrado à educação profissional) das escolas públicas da rede estadual de ensino e ter ao longo do primeiro ano do ensino médio a frequência mínima de 85%. Critérios sobre o destino Há ainda critérios específicos que determinam a escolha do destino do aluno. Para realização do intercâmbio no Canadá o aluno deve ter alcançado a média mínima de 7,0 (sete) pontos no desempenho acadêmico escolar na disciplina de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Matemática no primeiro ano do ensino médio; Para realização do intercâmbio na Espanha deve ter alcançado a média mínima de 7,0 (sete) pontos no desempenho acadêmico escolar na disciplina de Língua Portuguesa e Matemática no primeiro ano do ensino médio; Para realização do intercâmbio em Portugal ter alcançado a média mínima global de 8,0 (oito) pontos no desempenho acadêmico escolar no primeiro ano do ensino médio. Deveres As escolas têm o prazo de um mês - entre 15 de fevereiro à 15 de março - para enviar as informações sobre os estudantes. Conforme edital, os diretores das escolas deverão expedir declaração, conforme modelo determinado pelas Gerência Regional de Educação (GREs) com as respectivas informações: comprovação de matrícula com desempenho escolar de acordo com os critérios elencados para cada país e percentual de no mínimo 85% de frequência dos alunos. Os pais ou responsáveis legais deverão participar de todas as reuniões requeridas pelas GREs/Secretaria de Educação responsabilizando-se pelas providências que lhes cabem, bem como providenciar os documentos necessários solicitados pela Secretaria de Estado da Educação. Ainda é dever da escola inserir o estudante na Plataforma Virtual English Discoveries que vai ser implantada no Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino. Como também deve registrar o estudante no Sistema Saber para que o professor possa acompanhar a frequência e desempenho do estudante durante o ano letivo.
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