VIDA URBANA
Estudantes promovem ações de combate ao fumo em CG
Dia Mundial de Combate ao Fumo é marcado por ações de conscientização na Praça da Bandeira, em Campina Grande.
Publicado em 01/06/2012 às 6:30
Estudantes e professores de instituições de ensino superior de Campina Grande promoveram ações de conscientização na Praça da Bandeira para marcar o Dia Mundial de Combate ao Fumo, comemorado ontem. A mobilização aconteceu durante todo o dia, com prestação de serviços de saúde, panfletagem e atendimento à população, serviços oferecidos pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Faculdade de Ciências Médicas (FCM).
Para promover a prática de hábitos saudáveis entre os fumantes, 300 maçãs foram distribuídas para quem aceitasse trocar o cigarro pela fruta. “É um gesto simbólico que mostra ser possível mudar o estilo de vida. É uma excelente ideia receber um produto saudável em troca de uma droga nefasta como o cigarro, que tem mais de 4 mil substâncias tóxicas”, afirma o cardiologista Guilherme Veras Mascena, do curso de medicina da FCM.
Quem frequenta a praça teve a oportunidade de conversar com os médicos e com os estudantes. “Dentre os fatores de risco para a saúde do coração, o cigarro é um fator modificável.
Queremos mostrar à população que é possível mudar”, afirma o professor Guilherme. A distribuição de maçãs foi feita por 15 alunos de medicina integrantes da Liga Campinense de Cardiologia (Licuore).
Também participaram das mobilizações estudantes e professores de odontologia, fisioterapia, enfermagem, educação física e biologia da UEPB. O objetivo era demonstrar os múltiplos efeitos nocivos do cigarro para o corpo. “O fumo é responsável por problemas na boca, como o mal hálito e a gengivite e até mesmo o câncer bucal”, revela Niedson Vinícius, estudante de odontologia.
Comentários