VIDA URBANA
Estudantes protestam contra as mudanças no vestibular
Novo modelo de inscrição permite optar pela concorrência ao primeiro ou segundo período de ingresso na UFCG.
Publicado em 29/08/2012 às 6:00
Estudantes de instituições públicas e privadas de Campina Grande organizam na tarde de hoje protesto contra o novo sistema de inscrições adotado pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), que começam a ser realizadas amanhã. No novo sistema, o candidato pode optar pela concorrência ao primeiro ou segundo período de ingresso na faculdade (2013.1 ou 2013.2). A concentração será na Praça da Bandeira, às 12h30, e segue em passeata por todo o Centro da cidade.
De acordo com os organizadores do evento, a nova modalidade de inscrição do vestibular prejudica os estudantes. “Essa inscrição fracionada só traz problemas. Aumenta a concorrência pois os estudantes de outros Estados terão agora mais uma opção de data para fazer o vestibular", comentou o presidente do movimento Educação Justa na Paraíba, Artur Lira.
No novo sistema, serão realizadas duas seleções: uma para as vagas do primeiro semestre outra para as do segundo. Caso não passe na primeira prova, o candidato pode realizar nova inscrição para concorrer às vagas do segundo semestre sem pagar nova taxa. Segundo assessoria da UFCG, essa medida otimiza o processo de inscrição, pois reduz a quantidade de chamadas e de remanejamentos de alunos.
Mas, para representantes de instituições de ensino, a mudança é preocupante. “Na prática esse novo sistema não funciona. Os estudantes que concorrem ao primeiro período (2013.1) vão contar com apenas 50% das vagas daquele curso, aumentando a concorrência. No segundo período (2013.2), essa disputa vai ser ainda maior, pois a UFCG será uma opção para os estudantes de outros Estados que não conseguiram passar nos vestibulares de sua terra de origem”, comentou o diretor de uma das principais escolas de Campina Grande, Stélio Mendes.
Comentários