VIDA URBANA
Estudantes que não fizeram Enade podem ficar sem dilploma
Eles concluíram a graduação em 2011, mas estão impedidos de colar grau.
Publicado em 10/03/2012 às 17:17
Pelo menos 796 estudantes paraibanos, que concluíram a graduação em 2011, estão impedidos de colar grau e obter o diploma de término de curso ainda neste semestre. Isso porque eles deveriam, mas não fizeram o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) - do Ministério da Educação, utilizado para medir a qualidade do ensino superior.
Conforme os dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), no ano passado, 959 (877 instituições públicas e 82 de privadas) concluintes regulares de cursos na Paraíba não realizaram as provas do Enade. Desse total, apenas 190 solicitaram pedido de dispensa da prova na coordenação dos cursos ou ao próprio Inep – que deu um prazo até o último dia 2 de março para recebimento dos requerimentos.
Do total de 190 alunos que fizeram esse processo, 117 conseguiram ter a dispensa deferida na própria instituição de ensino, enquanto outros 73 tiveram os pedidos encaminhados diretamente ao Inep e aguardam a análise dos pedidos que deve sair até o final deste mês.
Segundo a assessoria de imprensa do órgão, o estudante que não tenha participado do Enade por motivos de saúde, mobilidade acadêmica ou outros impedimentos relevantes de caráter pessoal, devida e formalmente justificados perante a instituição, terão no histórico escolar a menção 'estudante dispensado de realização do Enade por razão de ordem pessoal'.
Já aqueles que não conseguirem a dispensa ou nem sequer a solicitaram ficarão em situação irregular (impossibilitados de colar grau e receber diploma), até que realizem o Enade, na próxima edição.
Conforme o Inep, nos cursos que estão sendo avaliados pelo Enade em determinado ano, os alunos só podem colar grau após a divulgação do resultado do Exame. Em 2011, 5.597 universitários paraibanos (sendo 2.409 deles só em Campina Grande e 1.703 em João Pessoa) foram 'convocados' para participar da avaliação. A prova aconteceu em 29 municípios, no mês de novembro.
Comentários