icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Estudantes que não fizeram Enade podem ficar sem dilploma

Eles concluíram a graduação em 2011, mas estão impedidos de colar grau.

Publicado em 10/03/2012 às 17:17


Pelo menos 796 estudantes paraibanos, que concluíram a graduação em 2011, estão impedidos de colar grau e obter o diploma de término de curso ainda neste semestre. Isso porque eles deveriam, mas não fizeram o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) - do Ministério da Educação, utilizado para medir a qualidade do ensino superior.

Conforme os dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), no ano passado, 959 (877 instituições públicas e 82 de privadas) concluintes regulares de cursos na Paraíba não realizaram as provas do Enade. Desse total, apenas 190 solicitaram pedido de dispensa da prova na coordenação dos cursos ou ao próprio Inep – que deu um prazo até o último dia 2 de março para recebimento dos requerimentos.

Do total de 190 alunos que fizeram esse processo, 117 conseguiram ter a dispensa deferida na própria instituição de ensino, enquanto outros 73 tiveram os pedidos encaminhados diretamente ao Inep e aguardam a análise dos pedidos que deve sair até o final deste mês.

Segundo a assessoria de imprensa do órgão, o estudante que não tenha participado do Enade por motivos de saúde, mobilidade acadêmica ou outros impedimentos relevantes de caráter pessoal, devida e formalmente justificados perante a instituição, terão no histórico escolar a menção 'estudante dispensado de realização do Enade por razão de ordem pessoal'.

Já aqueles que não conseguirem a dispensa ou nem sequer a solicitaram ficarão em situação irregular (impossibilitados de colar grau e receber diploma), até que realizem o Enade, na próxima edição.

Conforme o Inep, nos cursos que estão sendo avaliados pelo Enade em determinado ano, os alunos só podem colar grau após a divulgação do resultado do Exame. Em 2011, 5.597 universitários paraibanos (sendo 2.409 deles só em Campina Grande e 1.703 em João Pessoa) foram 'convocados' para participar da avaliação. A prova aconteceu em 29 municípios, no mês de novembro.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp