VIDA URBANA
EUA ampliam monitoramento sobre Zika e apostam no desenvolvimento de vacina
Publicado em 30/01/2016 às 8:52
Os Estados Unidos vão monitorar o avanço do vírus zika nas Américas e adotar medidas mais eficazes para contê-lo, disse o porta-voz do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC ), Benjamin Haynes.
As medidas anunciadas pelo CDC revelam a importância que o governo norte-americano vem dando ao problema. Nesta sexta-feira (29), o presidente Barack Obama e a presidenta Dilma Rousseff conversaram por telefone e decidiram criar um grupo de pesquisa para o desenvolvimento de uma vacina contra o vírus Zika.
Segundo a Agência Brasil, o porta-voz acrescentou que o monitoramento será acompanhado de ações para equipar laboratórios de diagnóstico e apoiar programas de controle de mosquitos, tanto nos Estados Unidos quanto nos países em que se verificam a presença do mosquito Aedes aegypt. O mosquito é o agente transmissor do vírus zika, da dengue e da chikungunya.
A pesquisa destinada a criar uma vacina contra o vírus zika, que pode provocar malformação em recém-nascidos, deverá ser feita com base em uma cooperação já existente entre o Instituto Butantan e o Instituto Nacional de Saúde (NIH), uma agência governamental do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, com sede em Bethesda, no estado de Maryland.
Comentários