VIDA URBANA
Evento reúne crianças do MST
Brincadeiras e estudos sobre as causas do movimento serão desenvolvidas durante o 9º Encontro dos Sem-Terrinha, no Liceu Paraibano.
Publicado em 11/10/2012 às 6:00
Crianças de acampamentos e assentamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) da Paraíba vão comemorar o Dia das Crianças de forma diferente. Nos dias 12, 13 e 14, cerca de 500 meninos e meninas irão participar do 9º Encontro dos Sem-Terrinha, no Liceu Paraibano, em João Pessoa.
Na ocasião, serão desenvolvidas brincadeiras e estudos sobre as causas do movimento, evidenciando para as crianças as lutas e bandeiras levantadas pelo movimento. No primeiro dia do evento, estão previstas atividades de lazer, esporte e educação sobre as lutas sociais, com brincadeiras educativas e realização de jogos.
Após a mística e o ato de abertura, às 15h, haverá a sessão do ‘Cine Sem Terrinha’, com a exibição do filme ‘Kirikú e a Feiticeira’, a partir das 19h. O primeiro dia do evento será finalizado com a ‘Festa Popular do Dia das Crianças’, que tem início às 21h.
Para o segundo dia, estão previstas oficinas pedagógicas organizadas em parceria com o Observatório de Educação do Campo da UFPB, além de apresentação cultural com o ‘Grupo Imburana de Danças Populares’.
A programação será finalizada no domingo, dia 14, com o ‘Ato das Crianças Camponesas e Indígenas pela Unidade do Campo e Cidade’, às 9h, na Comunidade Citex, na capital. O evento também terá a participação de crianças indígenas potiguaras da cidade de Marcação. No último dia, será distribuída cerca de 1 tonelada de alimentos produzidos nas áreas da reforma agrária da Paraíba.
O evento é organizado com a parceria de professores e estudantes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), do Movimento dos Trabalhadores desempregados (MTD), do Grupo Imburana Danças Populares Brasileiras, da ADUFPB e do Governo do Estado da Paraíba.
MAIS FESTAS
A Polícia Militar vai ocupar dois bairros de João Pessoa com várias atividades para as crianças hoje. Os bairros do Rangel e São José foram os locais escolhidos para as comemorações alusivas à data com uma programação diversificada, que inclui apresentações culturais, sorteio de brindes, entrega de brinquedos e recreação.
As comemorações do Dia das Crianças começam a partir das 8h, na comunidade Bela Vista (Rangel), onde os policiais da Unidade de Polícia Solidária (UPS) prepararam o ginásio da Escola Agostinho Fonseca Neto para realização de brincadeiras, lanches e entrega de brindes. Participarão do evento cerca de 300 crianças da região.
A UPS, que faz parte da Cavalaria, vai levar alguns cavalos para que as crianças possam montar e tirar fotos com os animais. “O objetivo é proporcionar alegria para aqueles que são o futuro de nosso país”, destacou o tenente coronel Anchieta Leite, comandante da Cavalaria.
Comentários