icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Evento reúne secretários de Saúde

Secretários de Saúde de 180 municípios paraibanos estão reunidos discutir a qualificação da gestão do SUS na Paraíba.

Publicado em 26/08/2014 às 6:00 | Atualizado em 11/03/2024 às 10:54

Secretários de Saúde de 180 municípios paraibanos estão reunidos em Campina Grande para discutir a qualificação da gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado, durante o I Seminário Gilson Carvalho para Qualificação da Gestão do SUS na Paraíba. O encontro começou no último domingo e segue até a próxima quarta-feira, no Garden Hotel. A iniciativa é do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems-PB) em parceria com o Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Ministério da Saúde (MS) e com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

De acordo com o secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (SGEP/MS), o paraibano André Bonifácio, o principal objetivo do evento é fortalecer a regionalização da gestão do SUS, que ainda precisa avançar. “É um evento de qualificação da gestão pública municipal em parceria com o Estado e com o Ministério da Saúde na perspectiva de fortalecer um componente importantíssimo que é a regionalização. Mas não deixa de ser um momento de reflexão crítica sobre a necessidade de avanços fundamentais para o SUS”, destacou.

André ainda ressaltou outros desafios que o sistema enfrenta para garantir bom atendimento à população, em todo o país.

“Um grande desafio é como conjugar o avanço da cobertura da atenção básica com a necessidade de qualidade e de um atendimento rápido para que o usuário tenha acesso, isso é um problema nacional. Outros são como qualificar o processo de planejamento regional, como conjugar necessidades de recursos grandiosos em ação conjugada, como integrar redes de atenção em territórios diversos com corresponsabilidade, como enfrentar o desafio do financiamento de saúde no país. Tudo isso é fundamental para a qualificação da gestão pública na Paraíba e no Brasil”, acrescentou.

Ainda conforme o representante do MS, um documento será elaborado na conclusão do seminário, com sugestões do que pode ser aprimorado para melhorar o atendimento e a cobertura do SUS. “Mudanças estão sendo feitas permanentemente, como o Programa Mais Médicos, além de um conjunto de investimentos em UPAs e melhorias na atenção básica. Daqui vamos tirar um documento para um trabalho futuro”, frisou.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp