icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Exames da Prova Brasil acontecem este mês

Serão exatamente 91.854 pessoas que vão responder a testes de português, matemática e a um questionário socioeconômico.

Publicado em 02/11/2011 às 6:30

Quase 92 mil estudantes paraibanos farão entre os dias 7 e 18 de novembro deste ano as Prova Brasil 2011 e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Serão exatamente 91.854 pessoas que vão responder a testes de português, matemática e a um questionário socioeconômico.

Os exames serão aplicados em 1.474 escolas estaduais e municipais do Estado e terão o objetivo de analisar a qualidade do ensino oferecido. As questões serão respondidas por alunos de escolas públicas e privadas. Nos próximos dias 3, 4 e 5, um total de 430 aplicadores das provas participará de treinamento na Paraíba.

Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Educação, do total de 91.854 alunos que farão as provas, a maior parte pertence à rede municipal de ensino. São 49.562 estudantes de escolas mantidas por prefeituras, 39.063 alunos de colégios estaduais e 3.148 de instituições particulares. Além deles, outros 71 discentes de estabelecimentos federais também irão participar dos testes.

A gerente do Programa de Avaliação da Secretaria de Estado da Educação, Yara Andrade, disse que os exemplares da prova ainda não chegaram à Paraíba. Eles permanecem no Ministério da Educação, em Brasília, e deverão ser enviados para os Estados onde ocorrerão as provas através da Empresa de Correios e Telégrafos. “Chegando aqui (Paraíba), ficarão guardados nos 41 polos de educação que existem no Estado e só serão retirados pelos aplicadores no dia da prova”, declarou Yara.

Ela acrescentou que todas as escolas municipais e estaduais que possuem mais de 20 estudantes matriculados no 5º ano (antiga 4ª série) e no 9º ano (antiga 8ª série) participarão do exame. Os colégios privados também podem participar, mas não são obrigados. Essas instituições são selecionadas através de sorteios. “A participação das escolas públicas é universal, porque esse programa faz parte do governo federal e auxilia o governo a traçar as políticas de melhoria na educação”, ressaltou.

A coordenação da prova está a sob a a responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação.

Segundo a assessoria de imprensa do Inep, os testes serão aplicados por profissionais de uma empresa contratada em datas e horários previamente agendados com os diretores das escolas.

“Esses multiplicadores serão treinados pela Secretaria de Estado da Educação. Os alunos irão responder aos testes durante o horário da aula. Nenhuma criança ficará em sala de aula acima do seu horário normal de estudo”, completou a gerente da Secretaria de Educação da Paraíba, Yara Andrade.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp