VIDA URBANA
Exames da Prova Brasil acontecem este mês
Serão exatamente 91.854 pessoas que vão responder a testes de português, matemática e a um questionário socioeconômico.
Publicado em 02/11/2011 às 6:30
Quase 92 mil estudantes paraibanos farão entre os dias 7 e 18 de novembro deste ano as Prova Brasil 2011 e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Serão exatamente 91.854 pessoas que vão responder a testes de português, matemática e a um questionário socioeconômico.
Os exames serão aplicados em 1.474 escolas estaduais e municipais do Estado e terão o objetivo de analisar a qualidade do ensino oferecido. As questões serão respondidas por alunos de escolas públicas e privadas. Nos próximos dias 3, 4 e 5, um total de 430 aplicadores das provas participará de treinamento na Paraíba.
Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Educação, do total de 91.854 alunos que farão as provas, a maior parte pertence à rede municipal de ensino. São 49.562 estudantes de escolas mantidas por prefeituras, 39.063 alunos de colégios estaduais e 3.148 de instituições particulares. Além deles, outros 71 discentes de estabelecimentos federais também irão participar dos testes.
A gerente do Programa de Avaliação da Secretaria de Estado da Educação, Yara Andrade, disse que os exemplares da prova ainda não chegaram à Paraíba. Eles permanecem no Ministério da Educação, em Brasília, e deverão ser enviados para os Estados onde ocorrerão as provas através da Empresa de Correios e Telégrafos. “Chegando aqui (Paraíba), ficarão guardados nos 41 polos de educação que existem no Estado e só serão retirados pelos aplicadores no dia da prova”, declarou Yara.
Ela acrescentou que todas as escolas municipais e estaduais que possuem mais de 20 estudantes matriculados no 5º ano (antiga 4ª série) e no 9º ano (antiga 8ª série) participarão do exame. Os colégios privados também podem participar, mas não são obrigados. Essas instituições são selecionadas através de sorteios. “A participação das escolas públicas é universal, porque esse programa faz parte do governo federal e auxilia o governo a traçar as políticas de melhoria na educação”, ressaltou.
A coordenação da prova está a sob a a responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação.
Segundo a assessoria de imprensa do Inep, os testes serão aplicados por profissionais de uma empresa contratada em datas e horários previamente agendados com os diretores das escolas.
“Esses multiplicadores serão treinados pela Secretaria de Estado da Educação. Os alunos irão responder aos testes durante o horário da aula. Nenhuma criança ficará em sala de aula acima do seu horário normal de estudo”, completou a gerente da Secretaria de Educação da Paraíba, Yara Andrade.
Comentários