icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Exército seleciona pipeiros para operação

Expectativa é de que 92 profissionais iniciem o serviço a partir de 1º de janeiro de 2014, atendendo 4.183 pontos em 22 municípios.

Publicado em 09/10/2013 às 6:00 | Atualizado em 17/04/2023 às 16:08

O Ministério da Defesa abriu edital para o credenciamento de pipeiros que atuarão na região atendida pelo 31º Batalhão de Infantaria Motorizado (31° BIMtz), em Campina Grande, através da operação Pipa. A expectativa é de que 92 profissionais iniciem o serviço a partir de 1º de janeiro de 2014, atendendo 4.183 pontos em 22 municípios, beneficiando 50 mil pessoas. O procedimento está sendo feito através de licitação e o credenciamento pode ser feito até o próximo dia 14, no próprio Batalhão, no bairro da Palmeira.

O edital foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) e podem participar da licitação pessoas físicas e jurídicas proprietárias de caminhão de transporte de água ou com contrato de locação.

Conforme as normas do edital, o credenciado poderá ser mantido nesta condição por um ano, podendo ao contrato ser adicionado um período de 60 meses, dependendo da necessidade. Durante o credenciamento, o candidato também deverá disponibilizar seu veículo a uma vistoria através de uma equipe específica do Exército, procedida nos que já estiverem licenciados pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

A equipe ficará à disposição dos credenciados até amanhã, das 9h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30 horas, devendo o agendamento ser efetuado previamente. Após a vistoria e se for verificado todas as condições de admissibilidade ao credenciamento, será o candidato inscrito como credenciado. A partir de então ele estará apto a ser escolhido pela administração, através de sorteio, para participar da operação Pipa.

O sorteio será realizado em audiência pública, no auditório do batalhão, organizado e dividido inicialmente por planilhas, em seguida para um cadastro de reserva para a operação. A cada lançamento de planilha para sorteio será explanado sucintamente para os credenciados o manancial, itinerário e comunidades a serem atendidas. O valor estimativo, com gasto mensal previsto para a operação Pipa, é de mais de R$ 693 mil.

A quantidade de água a ser distribuída em cada comunidade é de 20 litros por dia por pessoa assistida, conforme cadastramento realizado pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) do município. Em face da grande demanda nos longos períodos de estiagem, poderá haver a possibilidade de contratação de todos os credenciados para prestarem o serviço de coleta e distribuição de água. Os locais de abastecimento estão localizados em sua grande maioria no interior do Estado, locais de difícil acesso, grotões e serras.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp