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VIDA URBANA

Extensas filas marcam primeiro dia de abertura de contas no BB

Servidores enfrentam fila e desinformação no primeiro dia de cadastramento de contas no Banco do Brasil, novo conveniado para efetuar pagamentos do Governo do Estado.

Publicado em 11/12/2009 às 8:05

Karoline Zilah
Com informações de Antônio Vieira, da TV Cabo Branco

Extensas filas iniciadas desde as 6h no Espaço Cultural, em João Pessoa, marcam o primeiro dia de transferência das contas salários do servidores do Governo do Estado do Banco Real para o Banco do Brasil.

A Secretaria de Administração calcula que vai atender, a partir desta sexta-feira (11), cerca de 112 mil funcionários em toda a Paraíba para a regularização de suas contas.

Em João Pessoa, o único posto de atendimento é o do Espaço Cultural. O Banco do Brasil e a Secretaria de Administração estabeleceram um cronograma dividido por letras do alfabeto para organizar as datas em que cada servidor deverá comparecer para se cadastrar no novo banco e, a partir daí, passarem a receber seus salários, inclusive o 13º.

No entanto, muitos funcionários públicos já começaram o dia frustrados por não terem sido atendidos. É que, por se tratar do primeiro dia de procedimento, ainda há muita confusão com a organização das datas por ordem alfabética. O Banco do Brasil disponibilizou atendentes nas filas para orientar os clientes sobre o calendário.

Saiba como funciona o cadastramento:

O atendimento acontece das 7h às 20h, inclusive nos fins de semana, apenas nos postos criados especialmente para atender aos servidores do Estado.

Os locais para o cadastramento são os seguintes: em João Pessoa, no Espaço Cultural José Lins do Rego; em Campina Grande, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB); nas cidades de Guarabira, Patos, Sousa e Cajazeiras os servidores estaduais farão o cadastro nas agências do Banco do Brasil.

Os servidores devem ficar atentos ao cronograma estabelecido pelo BB em acordo com a Secretaria da Administração do Estado:

- dia 11/12 - pessoas cujos nomes tenham as iniciais A, B, C e D;
- no dia 12/12 - letras E, F, G e H;
- dia 13/12 - letras I, J, K e L;
- dia 14/12 - letra M;
- dia 15/12 - letras N, O, P, Q, R, S e T; e
- dia 16/12 - letras U, V, W, X, Y e Z.

Atualização

Baseado em dados fornecidos pelo Governo do Estado, o Banco do Brasil já realizou um pré-cadastramento, porém o servidor deverá complementar ou atualizar os dados munidos dos seguintes documentos (originais e cópias): CPF, Documento de Identidade (RG ou CNH), comprovantes de residência emitido há pelo menos 90 dias e de renda.

O sistema abrirá outra conta corrente nos seguintes casos:

a) servidor com conta no Banco do Brasil sem movimento há mais de 180 dias;
b) servidor com conta conjunta no BB independente de titularidade (num segundo momento o servidor que for o 1º titular de uma conta conjunta poderá optar por receber seus proventos nesta conta);
c) servidor com dívida vencida no conglomerado há mais de 180 dias; d) servidor que possua apenas conta de poupança. O Banco do Brasil informa que os clientes com restrição terão uma conta corrente aberta, porém só poderão utilizar crédito após a regularização da situação.

Casos especiais

A assessoria de imprensa do Banco do Brasil informou que as pessoas impossibilitadas de se dirigirem até ao posto do BB, para abrir a nova conta, devem entrar em contato com a superintendência do banco e informar o motivo do não comparecimento. O telefone da superintendência do BB é o 3044-4500.

O banco vai realizar uma triagem para analisar cada caso e a partir da próxima segunda-feira (14) vai informar as medidas que vão ser tomadas para que as pessoas possam abrir a nova conta.

Atualizado às 14h51.

Imagem

Jornal da Paraíba

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