VIDA URBANA
Extremo Cultural tem esquema especial de trânsito e transporte
Evento começa neste sábado (10) no Busto de Tamandaré. Frota de ônibus será reforçada.
Publicado em 09/01/2015 às 13:52
Os shows do Extremo Cultural que começam neste sábado (10), no Busto de Tamandaré, vão modificar o trânsito na orla de João Pessoa. O plano de mobilidade e transporte que será executado durante o evento foi divulgado nesta sexta-feira (9) pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob).
O final da Avenida Epitácio Pessoa terá o trânsito bloqueado e o tráfego de veículos será desviado pela Rua Antônio Lira, a partir das 19h. Todo o entorno do local do evento será isolado (sentido Tambaú) para garantir a segurança dos pedestres e espectadores dos shows.
Para que vem da Avenida Epitácio Pessoa, sentido Cabo Branco, o desvio será feito pela Rua Antônio Lira, lateral do Banco do Brasil e Rua Professora Maria Sales. Caso venha pela Avenida Epitácio Pessoa, sentido Tambaú, o desvio será feito pela Avenida Nossa Senhora dos Navegantes.
Já para as apresentações de cultura popular (folguedos, boi de reis, lapinha, afoxé, capoeira, dança cigana e coco de roda) que serão realizadas no Largo da Gameleira, em Tambaú, os agentes de mobilidade vão monitorar o tráfego de veículos no local, garantindo a tranquilidade e a segurança de pedestres e espectadores.
Contingente
A Semob escalou 30 agentes de mobilidade urbana por dia de show que serão distribuídos estrategicamente, tanto em Tambaú quanto no Cabo Branco, para garantir fluidez ao tráfego de veículos e segurança para os pedestres durante os shows do Extremo Cultural.
Ao lado do palco, a população terá à disposição um Centro de Ações Integradas, onde poderão ser encontrados todos os órgãos envolvidos na organização e apoio ao Extremo Cultural (Samu, Secretaria de Saúde, Guarda Municipal, Polícia, Sedurb, Sesmub, Semob, Bombeiros, Seinfra, etc) para facilitar o atendimento das pessoas que necessitarem desses serviços públicos.
Transportes
Para facilitar a ida para o show e a volta para casa, a Semob determinou às empresas concessionárias do transporte coletivo que reforcem a frota e aumentem o número de viagens das linhas que atendem a orla a partir das 18h. Agentes de mobilidade estarão monitorando a frota de ônibus e, caso seja necessário, poderão pedir mais veículos às empresas para atender aos usuários.
A Semob também requisitou às empresas concessionárias que disponibilizem 40 ônibus que estarão estacionados em ruas próximas ao Busto de Tamandaré, aguardando o término do último show da noite em cada evento para o retorno das pessoas para casa.
Haverá ponto de táxi na Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, do trecho entre a Avenida Epitácio Pessoa e a José Augusto Trindade, em Tambaú.
Durante o Extremo Cultural, a Central de Monitoramento por Câmeras da Semob funcionará todo o evento, auxiliando o trabalho dos agentes de mobilidade em campo, contribuindo ainda mais com a segurança e fluidez do trânsito. As câmeras da Semob também auxiliam a segurança pública, onde guardas municipais e policiais militares acompanharão toda a movimentação.
Comentários