icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

FAB conclui relatório de voo rasante na orla

Caso as acusações sejam consideradas procedentes, o piloto pode ser multado, ter habilitação suspensa e a aeronave poderá ser interditada.

Publicado em 15/02/2014 às 6:00 | Atualizado em 23/06/2023 às 12:24

A Força Aérea Brasileira (FAB) concluiu o relatório sobre o avião monomotor que fez voos rasantes em praias paraibanas. Na próxima segunda-feira, o documento será encaminhado para a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que também instaurou um processo administrativo para apurar o caso. Outra cópia foi enviada à Junta de Julgamento da Aeronáutica (JJAER). Caso as acusações sejam consideradas procedentes, o piloto pode ser multado, ter sua habilitação suspensa e até mesmo a aeronave poderá ser interditada.

O chefe do Centro Operacional Integrado (COI) da Base Aérea do Recife, coronel Souto Maior, confirmou que já enviou o documento para a JJAER e também encaminhará para a Anac na segunda-feira. “Todos os passos que deveriam ser dados pela Base Aérea do Recife já foram realizados e o relatório elaborado já foi encaminhado à JJAER para apreciação. Nós encaminhamos o relatório à Junta no dia 5 de fevereiro. Lá serão feitas as verificações e serão aplicadas as sansões julgadas pertinentes com relação ao caso”, afirmou.

De acordo com o coronel, o JJAER e a Anac falaram sobre as infrações cometidas pelo acusado e sua possível punição. “Se o caso for julgado procedente, tenho certeza que serão dadas sanções administrativas como suspensão da licença do piloto, dentre outras medidas”, explicou. “Não podemos dar maiores detalhes, mas posso afirmar que o piloto infringiu regras de tráfego aéreo bem como expôs a integridade física de pessoas que estavam presentes. Portanto, as punições relativas às infrações serão aplicadas”, enfatizou.

A Anac se pronunciou por meio de sua assessoria de imprensa informando que instaurou um processo administrativo para apurar o caso no dia 14 de janeiro. As investigações estão em fase de conclusão e, por isso, também não pode informar um prazo para o término nem dar maiores detalhes. Porém, assim como previu a JJAER, a Anac também adiantou que o piloto pode ser multado e ter sua habilitação suspensa. Além disso, a aeronave poderá ser interditada.

Ainda não há previsão para o término da investigação sobre o episódio do monomotor. A Polícia Federal também aguarda o resultado da perícia para tomar alguma providência. O promotor responsável pelo caso, Ronaldo Guerra, se encontra de férias e a secretaria de gabinete informou que não há mais detalhes sobre o caso.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp