icon search
icon search
icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Faculdades de Medicina da Paraíba superam média nacional em avaliação do MEC

O curso da UFCG obteve uma média de 103,5 pontos e o doUnipê atingiu 101,1 pontos. A média nacional é 100.

Publicado em 29/03/2017 às 15:38

Os cursos de Medicina de, pelo menos, duas faculdades da Paraíba ultrapassaram a média do país na Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina (Anasem) do Ministério da Educação (MEC). O curso da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), obteve uma média de 103,5 pontos e o do Unipê atingiu 101,1 pontos, quando a média nacional foi de 100 pontos. Essa pontuação classifica os cursos como adequados em uma escala de 0 a 200. Universidade Federal da Paraíba (UFPB), não divulgou o resultado.

De acordo com a assessoria de comunicação da UFCG, participaram da avaliação 97 estudantes, apenas do curso de Medicina do campus de Campina Grande. Em um cenário regional os estudantes também ultrapassaram a média, com uma pontuação de 101,3. Já em nível estadual, a pontuação foi de 99,8. O Procurador Institucional, responsável pelos processos avaliações e informação do sistema e-MEC, professor Antônio José da Silva, disse que o resultado é satisfatório e reafirma a ascendência dos conceitos adquiridos pelos cursos da área de Saúde da UFCG.

Já o coordenador do curso de Medicina do Unipê, Arlindo Monteiro, atribuiu a conquista aos alunos da instituição e pontuou o trabalho realizado pela faculdade. “Nossos alunos são selecionados a partir de vestibulares cuja exigência é diferenciada e trabalhados em um sistema educacional também diferenciado, que segue as diretrizes nacionais dos cursos de Medicina, publicadas em 2014. Procuramos trabalhar as competências, como conhecimento, habilidade e atitudes, nas esferas de gestão, educação e atenção à saúde e, desde o primeiro período, nosso aluno está inserido na realidade prática do sistema único de saúde”, disse.

Na Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (Facisa), o resultado também foi satisfatório, mas a média ficou abaixo da estimativa nacional. O curso de medicina da Facisa teve 99,8 pontos e foram inscritos 140 alunos da instituição, dentre os quais 125 fizeram a prova no ano passado, que tiveram o desempenho classificado como adequado. Na visão da faculdade, a nota foi positiva em virtude da qualidade de ensino da instituição.

A reportagem do JORNAL DA PARAÍBA solicitou, por e-mail, os resultados dos cursos de medicina da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Faculdade de Enfermagem e Medicina Nova Esperança (FACENE), Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba (FCM) e Faculdade Santa Maria em Cajazeiras, mas não obteve resposta até o fechamento da matéria.

A Anasem tem como objetivo avaliar os estudantes de graduação em medicina, do segundo, quarto e sexto anos, por meio de instrumentos e métodos que considerem os conhecimentos, as habilidades e as atitudes previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp