icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Faixas apagadas em João Pessoa

Faixas de segurança apagadas dificultam a visualização dos motoristas e comprometem a segurança dos pedestres na capital.

Publicado em 29/06/2013 às 6:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 14:04

As orientações de segurança no trânsito determinam que para o pedestre atravessar uma rua sem riscos à integridade física, deve fazer a travessia pela faixa de pedestre. No entanto, pessoenses não estão tendo o direito, principalmente nas vias urbanas localizadas nas áreas centrais de João Pessoa, pois muitas das faixas estão desgastadas, o que dificulta a visualização, tanto do motorista como do pedestre. A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) afirmou que os reparos são feitos frequentemente.

São vários os locais da região central de João Pessoa, onde os problemas são registrados, como na esquina do Mercado Central, na Praça 1817, em frente à casa de João Pessoa, no cruzamento da Avenida Pedro II com a rua Diogo Velho e em frente à Câmara Municipal de Vereadores, localizada na rua das Trincheiras, dentre outras.

Com a sinalização apagada, os pedestres reclamam da insegurança, como a vendedora Mônica Alencar, 28 anos. “A gente tenta atravessar na faixa, mas muitas estão apagadas e com isso os motoristas pensam que elas não existem mais e aí acabam desrespeitando a vez do pedestre, que atravessa com medo de ser surpreendido por algum veículo”, afirmou.

Já a dona de casa Maria Aparecida, 43 anos, destacou a falta de educação de muitos motoristas que não respeitam a faixa de pedestre. “Os motoristas daqui são muito mal educados. Tanto faz atravessar na faixa de pedestre ou fora dela que eles não respeitam, não param. Para nossa segurança, é melhor atravessar na faixa, porque vai que acontece algum incidente estamos assegurados, mas com elas apagadas fica ainda mais difícil para nós, porque os motoristas podem alegar que não viram a faixa”, declarou.

Embora seja visível a quantidade de faixas de pedestre desgastadas, principalmente na área central de João Pessoa, a Semob informou, através da assessoria de comunicação, que o órgão faz frequentemente a revitalização das sinalizações, tanto verticais, como substituição de placas, como as horizontais, que são pintadas na pavimentação das vias urbanas.

Para tanto, o órgão disse que duas pessoas da Divisão de Sinalização de Área da Semob, são destinadas exclusivamente à circulação na cidade, para identificar o estado de conservação das sinalizações e reacender as que necessitam. No entanto, como a demanda pelo serviço é bem maior do que as condições de atendimento, existe um cronograma a ser seguido, que prioriza as faixas que possuem maior travessia de pedestres e que naturalmente são desgastas com o tempo. Os demais reparos são encaixados dentro do calendário de atividades do setor.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp