VIDA URBANA
Falta drenagem em bairro de Cabedelo
Moradores reclamam do problema de drenagem de água, que causa alagamentos nas ruas, e do abastecimento de água e energia.
Publicado em 08/11/2011 às 8:00
Moradores de Ponta de Campina, em Cabedelo, Na Grande João Pessoa, estão sofrendo com a falta de infraestrutura do bairro. Eles reclamam do problema de drenagem de água, que causa alagamentos nas ruas, e do abastecimento de água e energia. Grande parte dos terrenos está localizada em áreas baixas, não há galerias pluviais, nem pavimentação nas ruas, o que provoca o acúmulo de água no período chuvoso. O bairro também não conta com água encanada em todas as residências. Com a proximidade da alta estação e o aumento do fluxo de turistas nessas praias, o problema pode se agravar.
No loteamento Ponta de Campina, por exemplo, os proprietários dos terrenos não puderam nem iniciar a construção de suas casas por causa desses problemas. “Comprei o terreno há uns cinco anos, mas não há condições para se construir. Os postes não atendem todo o loteamento e não há abastecimento de água. O calçamento da rua que dá acesso ao loteamento foi retirado e, mesmo sem estarmos no período de chuva, está sendo difícil chegar ao terreno”, disse o empresário Rubens Nogueira Santos, proprietário de terrenos no loteamento.
O empresário Joseilton Rodrigues da Silva também comprou um terreno no mesmo loteamento de Rubens e diz que não sabia que ia enfrentar tantos problemas. “Quando compramos, não sabíamos que o local não contava com água encanada. Já fizemos o aterramento de parte do loteamento por nossa conta para tentarmos melhorar a situação, mas apenas dois ou três proprietários já fizeram suas casas”, completou Joseilton.
Além de Ponta de Campina, os principais bairros nas praias de Cabedelo sofrem com a falta de infraestrutura. Intermares, Camboinha, Poço e Ponta de Campina, por exemplo, contam com poucas ruas calçadas. Na época de chuva, acontecem os alagamentos. No verão, aumenta a poeira e os motoristas sofrem com os buracos nas ruas de barro.
O secretário de Obras de Cabedelo, Eliomar Santos, afirmou que a prefeitura irá iniciar um levantamento topográfico de Ponta de Campina para estudar a possibilidade da colocação de galerias que possibilitem a drenagem da água. “Em Ponta de Campina, o lençol freático é acima da área dos terrenos, o que causa o problema de alagamentos. Iremos estudar uma forma econômica para resolvermos esse problema antes do inverno do próximo ano”, disse o secretário.
Ele acrescentou que o problema de abastecimento de água e energia será estudado. “Estamos chegando na alta estação e precisamos resolver essas questões. Obras de pavimentação só devem ser feitas no próximo ano”, disse Eliomar Santos.
Comentários