VIDA URBANA
Faltam bibliotecas em 376 escolas do Estado
De acordo com a Secretaria de Educação da Paraíba, existem 806 unidades de ensino no Estado, contudo, apenas 430 possuem um espaço destinado à leitura e pesquisa.
Publicado em 30/09/2012 às 8:00
Um dos princípios fundamentais para o estímulo à educação de crianças e jovens, a leitura, tem sido uma barreira para milhares de alunos na Paraíba. Isso porque existem 376 escolas da rede estadual que não possuem biblioteca como forma de suporte para atividades pedagógicas, pesquisas em livros e a formação do hábito de ler. De acordo com a Secretaria de Educação da Paraíba, existem 806 unidades de ensino no Estado, contudo, apenas 430 possuem um espaço destinado à leitura e pesquisa.
Na rede municipal de Campina Grande, 25 escolas ainda não têm bibliotecas.
Como na rede estadual, o número de alunos supera os 350 mil matriculados em 2012. De acordo com o Censo Escolar, estima-se que mais de 200 mil não tenham acesso às bibliotecas, uma vez que o número desse espaço só está presente em pouco mais da metade das escolas estaduais.
De acordo com a secretária de Educação interina, Márcia Lucena, a Secretaria de Estado da Educação fez um levantamento dos espaços destinados para a construção de bibliotecas e disse que as escolas do Ensino Médio serão priorizadas para atender as exigências do Ministério da Educação.
“O MEC é quem determina o uso de coleções de livros nas bibliotecas, materiais videográficos e documentos registrados para consulta, pesquisa e leitura e a secretaria está fazendo um levantamento do acervo bibliográfico que as escolas recebem do Programa Nacional do Livro Literário (PNLL) com o intuito de viabilizar a aquisição de novos acervos. Nossa perspectiva é que em breve possamos inaugurar cada vez mais bibliotecas para mudar essa realidade”, destacou.
Para a pedagoga Sony Silva de Sousa, a ausência de um espaço como esse no processo de formação é prejudicial para os alunos, uma vez que nas bibliotecas é possível desenvolver habilidades educativas que envolvem a leitura e que contribuem para o desenvolvimento dos alunos. “Estabelecer o hábito de ler, de pesquisar, de mostrar que a biblioteca é um espaço benéfico para os alunos só é possível com a vivência escolar. Mas, quem não tem esse acesso a essas atividades, acaba perdendo possibilidades de melhorar sua educação”, disse.
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