VIDA URBANA
Faltam professores na UFCG em Cajazeiras
Coordenação da unidade afirma que 58 professores não são suficientes.
Publicado em 15/09/2013 às 8:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 17:36
As 12 turmas de Medicina da UFCG, Campus de Cajazeiras, contabilizam 284 alunos e contam com 58 professores. Docentes que, segundo a coordenação da unidade, ainda não são suficientes para o exercício do ensino no campus. De acordo com Henrique Gonçalves Dantas, coordenador, seriam necessários pelo menos mais 20 professores, já que as vagas de dedicação exclusiva são poucas, e que requer profissionais com especialidade para a supervisão no internato do curso.
“O internato é a fase mais difícil porque acabamos tendo muitos alunos para serem orientados por apenas um professor. Sabemos das dificuldades para a abertura de vagas, mas estamos nos esforçando para oferecer o melhor par aos alunos. Avançamos no quesito estrutura e estamos buscando melhorar nossos laboratórios. Precisamos de algumas renovações, principalmente na área de anatomia, já que existe uma dificuldade para conseguir novos cadáveres”, explicou o professor.
Já sobre a utilização do Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB), que será ampliado para o atendimento materno-infantil, Henrique Gonçalves Dantas disse que os alunos do curso também serão atingidos pela ampliação no número de leitos da unidade.
Segundo apontou o professor, o local que conta atualmente com 26 leitos, deverá ser ampliado para 80, o que irá melhorar além do atendimento, também na utilização do equipamento como hospital/escola. (Givaldo Cavalcanti)
Comentários