VIDA URBANA
Familiares visitam mausoléu
Passado político e história de João Pessoa é relembrado por estudantes, jornalistas e historiadores.
Publicado em 27/07/2012 às 6:00
Após a missa, as homenagens continuaram na Praça dos Três Poderes, que também recebe o nome de “João Pessoa”. Alunos da Escola Estadual Epitácio Pessoa também participaram das atividades cívicas.
No local, o chefe da Casa Civil e historiador, Lúcio Flávio, disse que é dever de todo paraibano reverenciar João Pessoa, porque as atitudes que ele tomou, no passado, repercutem até os dias de hoje. “Ele teve coragem de negar a república velha e o esquema que existia que, até então, só fazia o país ser governado por São Paulo e Minas Gerais. João Pessoa se aliou a Getúlio Vargas, contrariando os interesses de Washington Luiz. Foi uma atitude ousada, que resultou na sua morte”, disse Lúcio Flávio.
O escritor e jornalista Wellington Aguiar fez um breve relato das principais medidas adotadas por João Pessoa. “Ele adotou medidas revolucionárias, como a cobrança de impostos dos produtos paraibanos e passou a cobrar taxas dos produtos que saíam para outros Estados”, acrescentou. Em seguida, as autoridades colocaram flores sobre o túmulo do ex-governante, encerrando as homenagens.
Comentários