VIDA URBANA
Famílias de sem teto são retiradas do antigo Hotel Tropicana
Prefeitura auxiliou na transferência para o novo Residencial Vista Alegre.
Publicado em 23/12/2016 às 11:57 | Atualizado em 26/03/2018 às 10:59
A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) iniciou na manhã desta sexta-feira (22) a mudança das famílias que ocupavam o antigo Hotel Tropicana, no Centro de João Pessoa. Elas foram contempladas com apartamentos no Residencial Vista Alegre, no Colinas do Sul. O prefeito Luciano Cartaxo (PSD) esteve no local para acompanhar a retirada dos móveis e o lacre do imóvel, ocupado desde abril de 2013 por sem tetos, para evitar novas invasões.
O prédio havia sido transferido para o patrimônio da União, mas após o processo de desocupação, os antigos proprietários reiniciaram o processo de reintegração do imóvel, segundo informações da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de João Pessoa.
O Residencial Vista Alegre será ocupado por famílias do antigo Hotel Tropicana e da Comunidade Capadócia, no Colinas do Sul. O Residencial possui 192 apartamentos com dois quartos, o piso em cerâmica e estrutura de esporte, lazer, educação e saúde no entorno.
A primeira moradora a receber o prefeito em sua nova casa nesta quinta-feira (22), Maria Jaciara dos Santos, vivia no antigo Hotel Tropicana. Ela afirmou que este será o melhor natal da sua vida, pois, somente agora, ela pode afirmar que tem uma casa própria. “Fui morar na ocupação há três anos quanto perdi meu emprego e não pude mais pagar aluguel. O jeito foi ir para uma ocupação. Ter minha casa própria é a realização do maior sonho da minha vida, agora a gente finalmente sai do sufoco. Terei o melhor natal da minha vida porque estarei no meu lar, na minha casa linda e maravilhosa”, afirmou.
Residencial Vista Alegre
Cada moradia conta com sala, cozinha, banheiro social, área de serviço e dois quartos. Segundo o prefeito a entrega dos demais blocos será realizada, também em etapas, no próximo ano. “Agora os moradores das ocupações do antigo Hotel Tropicana e da Capadócia vão passar a viver com dignidade e com muita qualidade de vida. Eles viviam sem nenhuma condição humana e nós nos comprometemos a encontrar uma solução para eles. E agora eles começam a ganhar suas casas com toda a infraestrutura, tudo pavimentado, iluminado, com escola, Unidade de Saúde da Família, praça, ginásio, para ofertar não só a moradia, mas infraestrutura na saúde, educação, esporte e cultura”, destacou o prefeito.
O prefeito assegurou que o local terá a construção de uma escola com capacidade para 900 alunos, um Centro de Referência em Educação Infantil (Crei), uma Unidade de Saúde da Família (USF), duas praças e equipamentos esportivos, como quadras, campo de futebol e ginásios e comércio. O espaço também terá um ponto de apoio comunitário, para a realização de festas e reuniões.
“A entrega do residencial é resultado de muito trabalho e dedicação. É preciso coragem, disposição e vontade para fazer uma obra do porte do Vista Alegre. É praticamente uma cidade dentro de João Pessoa, com mais habitantes que 40% dos municípios paraibanos. A partir de hoje essas famílias vão sentir uma diferença muito grande em suas vidas. Estamos cumprindo nosso compromisso de entregar os apartamentos antes do Natal, uma data especial para todos nós, para que eles possam compartilhar este momento de alegria e fé em suas novas casas”, disse Luciano.
Comentários