VIDA URBANA
Farmacêutico expõe o acervo de erros ortográficos na net
Flagrantes de erros em inscrições feitas em automóveis encabeçam lista de preferidos.
Publicado em 22/07/2012 às 11:00
De tanto encontrar placas com inscrições interessantes, o farmacêutico Bruno Galiza, 32 anos, também acabou criando um pequeno acervo particular, que adora expor em redes sociais como o Facebook, Orkut, Twitter. Flagras em automóveis estão entre os seus preferidos. “Tenho uma fotografia genial, que é de uma motocicleta com um adesivo que diz 'ou dá ou dessi' (ou dá ou desce) em adesivo estilizado, coisa de profissional, em plena avenida Epitácio Pessoa”, comenta.
Da sua lista de flagras, a que se tornou mais famosa na internet, no entanto, foi um frase encontrada na traseira de uma Kombi que transitava pela avenida Josefa Taveira, em Mangabeira, com o dizer: 'Em caso de arrebatamento este veículo ficará desgovernado'. Para Bruno, bem mais que um simples erro de Português, a frase erra pela incoerência textual. “É tão engraçada que foi publicada por um dos mais famosos sites de humor do país, o Kibeloco, e repercutiu muito entre os colegas”, afirma.
Frases em automóveis também encabeçam a lista de preferência do publicitário Ferdinando Dantas. A melhor de sua coleção, elege ele, é uma que diz “a inveja 'corroe' o 'celebro' dos incompetentes”, flagrada em um caminhão que dirigia na BR-230, sentido Campina Grande. “Mas também me surpreendo com a criatividade dos anunciantes ao descrever aqueles cardápios de paredes”, comenta o publicitário.
Em um dos anúncios de seu acervo, a mortadela é trocada pela 'morradela', a linguiça vira 'lenguiça' e o fígado ganhou um erre a mais, talvez para melhorar o sabor. Em outro bar, no bairro de Mangabeira, a placa indicativa de que são oferecidos almoços diariamente troca descaradamente o j pelo g, se transformando no 'Bar do Regeito'.
A 'olfisina', do início da matéria, por exemplo, que na verdade quer dizer oficina, foi registrada pela equipe do JORNAL DA PARAÍBA na zona rural da Baía da Traição, Litoral Norte da Paraíba.
Já o 'concetar', que numa tradução simples significa consertar uma roupa, foi flagrado em um bairro da zona sul de João Pessoa. Assim como ele, há muitos outros erros comumente cometidos pelos anunciantes, especialmente aqueles pintores de parede.
Comentários