VIDA URBANA
Feriado altera funcionamento de bancos e repartições públicas
Funcionamento do comércio é opcional por parte dos lojistas, desde que os donos das lojas paguem a diária ao funcionário.
Publicado em 04/08/2015 às 8:00
Com o feriado do dia 5 de agosto, quando é celebrado o aniversário de fundação do Estado da Paraíba, as repartições públicas, o comércio e bancos terão o funcionamento alterado. Em alguns setores não haverá funcionamento. Em João Pessoa, amanhã, não haverá expediente nas repartições públicas estaduais e municipais. Isso vale para todos os órgãos da administração direta e indireta localizados no território paraibano. A informação é da Secretaria de Estado da Administração. Tanto no Estado como nos municípios serão mantidos os serviços essenciais, como hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Serviço de Atendimento Móvel (Samu) e delegacias.
Na rede bancária, apenas os terminais de autoatendimento e internet banking estarão funcionando no feriado. As agências bancárias da capital estarão fechadas. Já o funcionamento do comércio é opcional por parte dos lojistas, desde que os donos das lojas paguem a diária ao funcionário e concedam uma folga pelo dia trabalhado, segundo o presidente Eronaldo Maia, presidente o Câmara dos Dirigentes Lojistas de João Pessoa (CDL).
Por ser um feriado no meio da semana não terá muito impacto no movimento do terminal. “Ao contrário, perdemos movimento dos trabalhadores que deixam de viajar. Não teremos ônibus extras. O fluxo ficará dentro da normalidade”, revelou Reinaldo Brasil, gerente da Socicam, empresa responsável pela administração da rodoviária da capital.
Em Campina Grande
Em virtude do feriado de amanhã, alguns serviços também terão os seus horários de funcionamento alterados em Campina Grande. As repartições públicas e os bancos ficam fechados, enquanto o comércio e o setor de serviços abrem parcialmente.
Conforme o Sindicato dos Comerciários de Campina Grande, os lojistas estão livres para decidir se irão abrir ou não no feriado. No entanto, caso decidam abrir as lojas, deverão pagar o dia trabalhado, além de dar um dia de folga para cada funcionário. A expectativa do Sindicato de Bares, Hotéis e Restaurantes da cidade é que os estabelecimentos do segmento funcionem normalmente, isso porque nos feriados a procura por estes locais é mais intensa.
Com o feriado de amanhã, muita gente vai aproveitar para viajar. A expectativa da Socicam, empresa que administra o Terminal Rodoviário Argemiro de Figueiredo, é que entre hoje e amanhã, o fluxo de passageiros fique 15% acima do normal.
Sobre o feriado
O feriado estadual de 5 de agosto é estabelecido pela lei estadual de nº. 3.489, de 30 de agosto de 1967, e pela lei federal de nº. 9.093, de 12 de setembro de 1995.
Horário dos shoppings em JP
Shopping Tambiá: das 9h às 20h
Shopping Manaíra: das 10h às 22h
Mangabeira Shopping: das 10h às 22h
Shoppings em CG
O Shopping Partage: das 14h às 20h, mas a praça de alimentação começa a funcionar já às 11h. Os shoppings Luiza Motta, no Catolé, e Cirne Center, no Centro de Campina, fecham nesse feriado.
Comentários