VIDA URBANA
Fim de ano com descontração
Começar um novo ano com o pé direito é o principal objetivo da maioria, que não abre mão dos rituais para atrair boas vibrações.
Publicado em 15/12/2013 às 6:00 | Atualizado em 11/05/2023 às 15:28
Festa repleta de significados e simbologias, o Réveillon sempre gera expectativas. Independentemente da crença, começar um novo ano com o pé direito é o principal objetivo da maioria, que não economiza nem abre mão dos rituais para atrair boas vibrações.
Entre os elementos chave da tradição está a escolha do figurino. Ele, que representa para muitos uma forma de passar a virada de maneira próspera e elegante, pode, contudo, ser fonte de dúvidas e incertezas.
Segundo a designer de moda Suellen Camelo, o ideal, antes de abrir o guarda-roupa ou ir às compras, é prestar atenção no local onde a comemoração será realizada. “Como o Ano Novo é uma data mais festiva que o Natal, é bom estar confortável e adequada, afinal, hora para dormir é algo que não temos”, afirma.
Para ela, mesmo apostando no branco, cor característica da ocasião, ainda é possível incrementar o visual e estar em dia com as últimas tendências. “O branco é uma cor que tem uma carga cultural e espiritual grande e que poucas pessoas estão dispostas a deixar de lado. Ele é a luz pura e ao mesmo tempo resultado da junção de todas as outras cores”, explica. “Para quem quer apostar neste tom e coordená-lo com outro, recomendo o azul em todas as suas variações”, acrescenta, citando os acessórios étnicos como ótimas opções para complementar os looks.
A estilista e consultora de estilo Louíse Nery é outra adepta das misturas e variações de cores nos looks. De acordo com ela, as transparências e rendas estão super em alta e devem ser usadas sem moderação, uma vez que têm tudo a ver com a estação tropical. “O que não recomendo nestas festividades é a cor preta. No mais, tudo o que se usar é valido”, ressalta.
Conforme Suellen, aquelas que vão celebrar em família ou entre amigos têm uma excelente oportunidade para apostar em peças descontraídas e leves. “Nestas situações, você pode escolher um figurino mais casual, como saias de renda e blusas podrinhas de uma única cor, além maxicolares e sandálias rasteiras no estilo gladiador”, indica.
“Já para quem vai romper o ano em hotéis ou festas sociais badaladas, sugiro tecidos metalizados em cores como verde bebê, prata ou dourado”, orienta. “Além disso, procure escolher vestidos com cortes geométricos, saias lápis e croped ou pantalonas. Com estes modelos, você vai arrasar”, continua.
Apesar de enxergar com bons olhos a materialização da fé através dos looks, Suellen observa que o primordial, acima de tudo, é respeitar o estilo próprio e procurar não gastar dinheiro além da conta. “Acho importante ceder não ao mercado, apenas a você mesmo, escolhendo a roupa de acordo com seu gosto, por que o ano com certeza será seu”, finaliza.
FIGURINO MASCULINO MERECE ATENÇÃO
Nas comemorações de Ano Novo, os homens também têm vez. De acordo com a designer de moda Suellen Camelo, os figurinos masculinos merecem tanta atenção quanto os femininos.
“Assim como elas, os homens também têm que levar em conta o local em que irão romper o ano”, aconselha. “Se for na praia, as bermudas em sarja branca com blusas leves no estilo indiano e sandálias em couro no estilo gladiadora curta caem muito bem”, propõe.
Se o evento acontecer em lugares mais sofisticados, a sugestão de Suellen é se adequar ao ambiente e apostar em peças requintadas para festejar com os amigos e familiares. “Para os que vão para hotéis e baladas, sugiro calças jeans brancas, blusas de botão – podendo ser de cores, mas suaves, como o azul, o rosa e o amarelo claro – e coletes ou blazers, para um toque mais elegante”, destaca.
Conforme ela, o sapato é um componente essencial do visual, que deve seguir a cartela de cores já empregada, para garantir uniformidade ao look. “O sapato deve seguir a vibe de cores do figurino. Eles devem ser, de preferência, de cores leves também”, opina. “É Ano Novo e se espera paz e leveza”. (Especial para o JP)
Comentários