icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Fique atento na hora de trocar os presentes; veja algumas dicas

Natal, época do ano que é sinônimo de grande movimento no comércio e é comum que alguns dos presentes comprados não agradem quem recebeu ou apresentem algum defeito.

Publicado em 22/12/2010 às 11:29

Do Jornal da Paraíba

O Natal, época do ano que é sinônimo de grande movimento no comércio e é comum que alguns dos presentes comprados não agradem quem recebeu ou apresentem algum defeito. Neste caso, a troca é a única solução para evitar o prejuízo, e para se precaver, o consumidor deve checar a política de troca da loja onde o produto foi comprado, alertam os especialistas.

De acordo com a agente fiscal do Procon Municipal, Enir Martins, a melhor opção para o consumidor é procurar os estabelecimentos comerciais que apresentem uma política de trocas definida. “O Código de Defesa do Consumidor (CDC), determina que as lojas só são obrigadas a trocar produtos que apresentem algum defeito. No caso do presente não agradar, a troca irá depender da política de troca específica de cada loja. Nesse caso, é sempre melhor checar qual é a política de trocas antes de realizar a compra”, explicou.

Enir Martins informou que não existe uma legislação específica que obrigue as lojas a trocar um produto que não apresente defeito. “No entanto, a maioria das lojas realiza a troca para fidelizar o cliente, como no caso de uma roupa que não serviu ou no caso do presente não ter agradado. Nesses casos, é importante o cliente guardar o cupom fiscal e comprovar que o produto não foi utilizado, pois isso inviabiliza a troca”, informou.

De acordo com a promotora de vendas da Riachuelo Camila Benvindo, o maior movimento na troca de presentes nesta época ocorre após as festas de fim de ano, quando a procura neste setor da loja aumenta bastante. “Nessa época atendo de 250 a 300 pessoas diariamente. Orientamos os clientes que para fazer a troca, é preciso apresentar a nota fiscal e a cédula de identidade. No caso de presentes, colocamos um selo azul no produto que o identifica como presente e dispensa o cupom fiscal para realização da troca”, explicou.

Segundo o gerente da filial da Riachuelo no Shopping Tambiá, Ezio Peluso, a empresa espera uma queda de 30% no número de pessoas que procuram o setor de trocas da loja. “Esse percentual já foi sentido no ano passado, e em outras épocas deste ano, como o Dia das mães. O principal motivo para a queda se deve ao fato das pessoas estarem mais assertivas na hora de presentear alguém, comprando algo de acordo com os gostos”, disse.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp