VIDA URBANA
Fique atento na hora de trocar os presentes; veja algumas dicas
Natal, época do ano que é sinônimo de grande movimento no comércio e é comum que alguns dos presentes comprados não agradem quem recebeu ou apresentem algum defeito.
Publicado em 22/12/2010 às 11:29
Do Jornal da Paraíba
O Natal, época do ano que é sinônimo de grande movimento no comércio e é comum que alguns dos presentes comprados não agradem quem recebeu ou apresentem algum defeito. Neste caso, a troca é a única solução para evitar o prejuízo, e para se precaver, o consumidor deve checar a política de troca da loja onde o produto foi comprado, alertam os especialistas.
De acordo com a agente fiscal do Procon Municipal, Enir Martins, a melhor opção para o consumidor é procurar os estabelecimentos comerciais que apresentem uma política de trocas definida. “O Código de Defesa do Consumidor (CDC), determina que as lojas só são obrigadas a trocar produtos que apresentem algum defeito. No caso do presente não agradar, a troca irá depender da política de troca específica de cada loja. Nesse caso, é sempre melhor checar qual é a política de trocas antes de realizar a compra”, explicou.
Enir Martins informou que não existe uma legislação específica que obrigue as lojas a trocar um produto que não apresente defeito. “No entanto, a maioria das lojas realiza a troca para fidelizar o cliente, como no caso de uma roupa que não serviu ou no caso do presente não ter agradado. Nesses casos, é importante o cliente guardar o cupom fiscal e comprovar que o produto não foi utilizado, pois isso inviabiliza a troca”, informou.
De acordo com a promotora de vendas da Riachuelo Camila Benvindo, o maior movimento na troca de presentes nesta época ocorre após as festas de fim de ano, quando a procura neste setor da loja aumenta bastante. “Nessa época atendo de 250 a 300 pessoas diariamente. Orientamos os clientes que para fazer a troca, é preciso apresentar a nota fiscal e a cédula de identidade. No caso de presentes, colocamos um selo azul no produto que o identifica como presente e dispensa o cupom fiscal para realização da troca”, explicou.
Segundo o gerente da filial da Riachuelo no Shopping Tambiá, Ezio Peluso, a empresa espera uma queda de 30% no número de pessoas que procuram o setor de trocas da loja. “Esse percentual já foi sentido no ano passado, e em outras épocas deste ano, como o Dia das mães. O principal motivo para a queda se deve ao fato das pessoas estarem mais assertivas na hora de presentear alguém, comprando algo de acordo com os gostos”, disse.
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