VIDA URBANA
Fique na moda durante a Copa
Grifes vêm criando coleções específicas com temáticas nacionais, para quem quer estar em dia com as tendências nos dias de jogo.
Publicado em 08/06/2014 às 6:00 | Atualizado em 30/01/2024 às 14:05
De 4 em 4 anos, uma forte emoção toma conta do brasileiro. Nos estádios ou em frente à televisão, milhões de pessoas se reúnem para vibrar e festejar, independentemente de raça ou credo: é a Copa do Mundo. Pensando nisso, como um incentivo a mais para as torcedoras que querem estar em dia com as últimas tendências nos dias de jogo, diversas grifes vêm criando coleções específicas com temáticas nacionais.
Conforme a consultora de estilo e designer de moda Renata Dias de Oliveira, é interessante e bastante natural que a moda absorva elementos que estejam em voga na atualidade. “Para as pessoas que curtem mudar de acordo com as tendências, eu acredito ser válido sim utilizar elementos brasileiros nos looks, até porque a moda não possui regras, ela também pode ser usada para nos divertir”, afirma.
O estilista Emanuel Costta concorda e acrescenta que, para não exagerar no visual, mesmo que a ocasião permita, o adequado é sempre buscar coordenar as peças de maneira coerente e experimentar os figurinos em casa antes de sair. “A elegância no look de qualquer pessoa para qualquer ocasião está em, antes de mais nada, sentir-se bem com o que está sendo usado, ter bom senso e aceitar seu tipo físico”, considera.
Segundo Renata, em vez de optar por misturar todas as cores da bandeira no look ao mesmo tempo, uma boa dica é escolher apenas uma ou duas e ousar. “Para aquelas que gostam de cor, um tom mais forte, como o verde bandeira, por exemplo, pode ser utilizado com um tom mais neutro, como o azul marinho. O que não pode é utilizar tanto o azul como o verde em tons vibrantes, porque assim o look não terá harmonia”, observa.
“Quem não quer se arriscar muito, deve, por exemplo, usar a camisa do Brasil com uma calça preta de corte elegante e sem muita informação, dessa maneira, a parte de cima chamará atenção sozinha e o look não ficará exagerado. Outra opção, para aqueles que querem fugir um pouco do convencional, é substituir a camisa do Brasil por roupas que possuam temas tropicais, com tons de verde, amarelo e azul, que também tem tudo a ver com o Brasil”, acrescenta.
Na hora de se arrumar para torcer, os acessórios também não devem ser deixados de lado. De acordo com Emanuel, para a ocasião, existe uma infinidade de opções que incrementam e conferem um ar todo especial ao visual. “São bonés, pulseirinhas, lenços, chapéus com cores ou detalhes relacionados ao Brasil”, enumera. “O que eu não recomendaria são itens com muitas informações e cores demais, que podem comprometer o look”, conclui.
PEÇAS SÃO INDICADAS AO CLIMA DAS CIDADES
Quem tem dúvidas sobre os tipos de figurinos adequados para a Copa, precisa ter em mente sobretudo as temperaturas e ambientes para onde se está indo, é o que garante o estilista Emanuel Costta. Para ele, as cidades que mais oferecem liberdade no quesito conforto e descontração são as do Norte e Nordeste. Nestas regiões, segundo o especialista, shorts e saias jeans são as melhores pedidas para coordenar com outras peças temáticas.
“Para cidades com clima mais ameno, pode-se usar uma calça jeans ou uma colorida de tecido leve, um blusa baby look e um tênis bem confortável, tudo com as cores do Brasil”, recomenda. “Já quem pretende torcer pela seleção brasileira em uma cidade mais fria, pode compor o look com sobreposições: uma blusinha básica por baixo, uma jaquetinha ou cardigã em cima e uma calça jeans destroyer para dar um ar mais despojado ao look”, continua.
Conforme a consultora de estilo Renata Dias Oliveira, formalidade também tem vez nos dias de jogo. “Se você for usar um look mais formal, indico um macacão, peça super clássica e que está em alta – em tons neutros, como nude, preto ou azul marinho – com uma camisa por dentro, de seda e sem estampa, que possua uma das três cores da nossa bandeira”, sugere.
Por fim, se for impossível escapar dos compromissos de trabalho durante a Copa, Renata confessa que vale inovar, não esquecendo que o ambiente profissional pede um pouco mais de postura. “Acredito que a melhor opção seja uma calça, que pode ser jeans, preta ou branca, dependendo do lugar, com uma blusa temática e um blazer. Não tem erro”, finaliza. (Especial para o JP)
Comentários