VIDA URBANA
Fiscalização no Mercado de Cabedelo apreende 13 balanças comerciais
Apesar de algumas apresentarem defeitos, maior infração registrada foi a de manipulação por parte dos comerciantes.
Publicado em 30/03/2015 às 14:29
Treze balanças comerciais foram apreendidas no último sábado (28) no Mercado Público de Cabedelo durante uma fiscalização da Procuradoria de Defesa do Consumidor (Procon) do município. Foram visitadas áreas de comercialização de tubérculos, carnes, pescados e hortifrúti.
A ação foi realizada em conjunto com o Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial da Paraíba (IMEq), Polícia Militar da Paraíba e Guarda Civil Municipal. De acordo com o secretário geral do Procon, Francinaldo Oliveira, a fiscalização ocorreu após reclamações dos consumidores.
"Tivemos a iniciativa de promover essa fiscalização junto com o Imeq, de forma quase educativa", explicou. "O que foi constatado foram as balanças irregulares, balanças velhas, sem condições de uso", disse.
A principal infração encontrada foi a manipulação dos equipamentos. "Não vemos tanto a ocorrência de instrumentos com defeito e, sim, a pessoa que está pesando, quem está utilizando o instrumento para lesar o consumidor", afirmou Charles Coelho, subcoordenador de metrologia legal do Imeq.
Comentários