VIDA URBANA
Foliões degustam o maior picolé do mundo ao som de orquestra
Bloco manteve o título do 'maior picolé do mundo' pelo Ranking Brasil conquistado no ano passado, com um picolé de 230 quilos.
Publicado em 22/02/2014 às 6:00 | Atualizado em 06/07/2023 às 12:33
Ao som da Orquestra PB Frevo, aproximadamente mil pessoas degustaram o maior picolé do mundo na tarde de ontem. A distribuição foi feita em frente ao Instituto Picolé de Manga e marcou o início das festividades do bloco “Picolé de Manga”.
Esse ano, o bloco manteve o título de possuidor do “maior picolé do mundo” pelo Ranking Brasil conquistado no ano passado, com um picolé de 230 quilos, 2,80 metros de comprimento e 54 centímetros de altura. A empresa responsável pela fabricação é a Casitus, que há 5 anos é parceira do evento.
Para Lucélio Cartaxo, o momento, tradicional na história do bloco, apenas marcou o início das festividades do Picolé de Manga 2014. “Nossa expectativa foi alcançada e, mais uma vez, esse momento tradicional do bloco serviu como um esquenta para as festividades da noite e a população pôde degustar um saboroso picolé”, disse.
Segundo a nutricionista da Casitus, Renate Negreiros, entre planejamento e fabricação do picolé são necessários aproximadamente 25 dias. “A Casitus está há 5 anos como parceira do bloco e esse ano foi mais um sucesso. Toda a nossa equipe se dedica à fabricação e o resultado é esse, um picolé saboroso e saudável”, afirmou.
E os moradores do bairro Cordão Encarnado e de toda a capital que se dirigiram ao local para degustar o picolé saíram satisfeitos e em clima de carnaval. Uma das pessoas que na fila já não contava os minutos para pegar o seu picolé foi a doméstica Geralda Felismina. “Esse é o primeiro ano que venho pegar picolé. E trouxe a vasilha para pegar para toda a família”, disse.
Diferentemente de Geralda, a dona de casa Lúcia Alves todos os anos marca presença no dia de distribuição do picolé. “Eu amo a brincadeira, o carnaval e esse sorvete. Eu moro vizinho ao Instituto Picolé de Manga e nunca teve um ano que eu não vim. A família toda sempre prova e adora esse picolé”, comemorou.
POLÍCIA REFORÇA SEGURANÇA
A Polícia Militar vai utilizar uma média de 1.200 homens e mulheres a mais para garantir a segurança das prévias carnavalescas deste fim de semana em João Pessoa. O reforço não prejudicará o policiamento dos bairros, conforme garantiu o comandante do policiamento regional metropolitano, coronel Jeferson Pereira. “Empregaremos esse reforço nos três dias na avenida Epitácio Pessoa e no entorno dela, que no período receberá cinco blocos, incluindo o das Virgens de Tambaú, no domingo. Esse efetivo extra não vai prejudicar o policiamento dos bairros”, destacou.
Ele comentou ainda que a distribuição do efetivo foi feita com uma média de 500 policiais a mais ontem, 200 para o sábado e 500 para o domingo, de acordo com a expectativa de público esperado nos eventos. Os policiais empregados são de várias unidades, inclusive das tropas especializadas da PM, como a cavalaria, o Batalhão de Operações Especiais (Bope) e Batalhão de Policiamento Ambiental. Haverá também policiais sem farda entre os foliões.
BLOCOS QUE DESFILARÃO NESTE SÁBADO NA CAPITAL
Bloco dos Atletas
Início: 19h no início da Via Folia
Atração: Xexéu
Bloco Banho de cheiro
Início: 19h no início da Via Folia
Atração: Play Way
Bloco Menor Cortejo do Mundo
Início: 16h na sede do Grupo Galpão Usina de Artes, no Varadouro
Atrações: Marchinhas de frevo
Bloco “O corso”
Início: 16h em frente ao Clube Cabo Branco
Atrações: Orquestras de Frevo
Bloco Os Imprensados
Início: 14h em frente à API
Atrações: Jadir Camargo e Orquestras de Frevo Picadinho e Splok com a participação do Mini Trio Jampa (Othacya Lopes)
Comentários