icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Força Nacional reforça as investigações na PB

Além do reforço federal, a segurança em João Pessoa será intensificada pela instalação de câmeras, em 2013.

Publicado em 24/11/2012 às 6:00


A Força Nacional vai enviar equipes para reforçar os trabalhos de investigação na Paraíba. Agentes de investigação e delegados da Polícia Civil que compõem o efetivo nacional começarão a trabalhar no Estado já a partir de janeiro do próximo ano. Eles vão atuar principalmente na conclusão de inquéritos que investigam homicídios.

Além do reforço federal, a segurança em João Pessoa será intensificada pela instalação de câmeras, em 2013. Com investimentos de R$ 5 milhões, 130 aparelhos desse tipo serão instalados, inicialmente, nos bairros da orla marítima, em Mandacaru e em São José. Mas a meta é expandir a presença do maquinário também para o Centro. As imagens serão enviadas para uma central de monitoramento, que terá contato direto com as viaturas, nas ruas. O aparelhamento terá a finalidade de evitar crimes patrimoniais, como assaltos, furtos e arrombamentos de imóveis.

As informações foram passadas ontem pelo secretário de Segurança e Defesa Social, Cláudio Lima. Ele disse que os detalhes da negociação para o envio das equipes da Força Nacional serão definidos no próximo dias 26 e 27, quando o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e a secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki, virão à Paraíba. Eles irão participar do III Colóquio Brasil Mais Seguro, que ocorrerá nas instalações da Escola de Serviço Público da Paraíba (Espep), em Mangabeira.

De acordo com Cláudio Lima, durante o encontro, o Governo do Estado vai apresentar as ações desenvolvidas ao longo de dois anos que resultaram na redução de 9,2% no número de assassinatos, entre janeiro e outubro deste ano em relação ao mesmo período de 2011. O total de mortes caiu de 1.399 para 1.270.

“Realizamos investimentos em inteligência, capacitamos cerca de 400 policiais, elaboramos um diagnóstico e definimos um planejamento das ações voltadas nessa área da segurança pública. Tudo isso para prevenir e combater a ocorrência de crimes. A nossa meta é reduzir para 10% a quantidade anual de homicídios no Estado”, revelou.

O secretário ainda acrescentou que dois delegados da Força Nacional já trabalham na Paraíba. No entanto, a equipe será intensificada por meio de uma parceria de cooperação mútua, que será firmada com o governo federal, através do Programa Brasil Mais Seguro, que está sendo executado em diversas regiões do país.

“Há algum tempo, já cedemos 64 policiais paraibanos para atuar na Força Nacional. Além disso, fornecemos cursos de capacitação para a Força Nacional há algum tempo. Agora, queremos melhorar essa parceria e pedir apoio para reduzirmos a quantidade de inquéritos abertos na Paraíba”, disse.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp