VIDA URBANA
Forró até em vagões do trem
Sainda da Estação Velha, Locomotiva Forrozeira faz neste sábado (14) seu primeiro passeio no São João de 2014.
Publicado em 14/06/2014 às 6:00 | Atualizado em 30/01/2024 às 14:31
A “Locomotiva Forrozeira” fará hoje seu primeiro passeio até o distrito de Galante, com saída da Estação Velha, às 10h e retorno às 15h. Durante 1h30 de percurso, aproximadamente 800 pessoas irão dançar forró e percorrer cerca de 20 quilômetros (km) por dentro da área rural de Campina Grande.
As próximas viagens acontecerão nos dias 21, 22, 23,28 e 29 de junho. Oito agentes da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) irão disciplinar o trânsito durante a saída do trem que acontece durante o Maior São João do Mundo e atrai centenas de turistas.
Os ingressos estão sendo vendidos na sede da Locomotiva, que foi montada no Partage Shopping, com variação de preço de R$ 100 a R$ 120, e devem ser trocados por uma camisa que dá acesso ao trem. De acordo com Ricardo Santos, responsável pela produção, o ideal é que a troca seja feita com um dia de antecedência do passeio, na central do shopping, mas os ingressos também podem ser trocados antes da saída do trem.
A Locomotiva conta com sete vagões, cada um deles animado por um trio de forró e equipados com bar e banheiros químicos, além de equipe médica formada por nove profissionais e 14 agentes de segurança especializada. As reservas devem ser feitas através do e-mail: [email protected].
Ao chegar ao Distrito de Galante, os campinenses e turistas poderão usufruir dos bares, restaurantes, shows e passeios existentes no local. Este ano, a área destinada às ilhas de forró, com palco e espaço para dança, dobrou de 30 para 60 metros e toda estrutura de barracas foi padronizada.
TRÂNSITO
A STTP começa a atuar no distrito de Galante a partir de hoje.
Serão 24 agentes por dia, trabalhando na fiscalização, das 8h às 20h. A operação se repetirá durante todos os finais de semana da festa de São João no distrito, que se encerra no dia 6 de julho. “Os agentes vão realizar a canalização de fluxo na rua principal, a Francisco Dunda. Vamos colocar cavaletes e cones dividindo a rua, no sentido Fagundes – Galante e vice e versa. Como acontece há oito anos, será proibido estacionar nessa rua”, explicou o gerente de Trânsito da autarquia, Patrício Barros.
Segundo Patrício Barros os agentes terão apoio de oito motocicletas e duas viaturas, além de etilômetros. “Também atuaremos em parceria com outros órgãos de trânsito, como a Polícia Rodoviária Federal e a CPTran, além das Polícia Civil e Militar. Para esclarecer os visitantes, distribuiremos 10 mil panfletos com informações sobre rotas de ônibus, horários de funcionamento do Parque do Povo e Terminal de Integração, pontos turísticos e localização de bares, restaurantes e hotéis, entre outras informações importantes”, completou.
Barros completou que foram criados bolsões de estacionamento para veículos de passeio e ônibus de turismo, localizados em pontos estratégicos nas margens da estrada que dá acesso ao distrito e à direita e esquerda da entrada principal. “No sentido à esquerda da entrada de Galante, há um campo de futebol. Nas imediações foram criados dois estacionamentos para automóveis, com 350 vagas cada um.
No sentido à direita, que dá acesso à Fazenda Santana, foram criados bolsões para os ônibus de turismo, com 80 vagas cada.
Nestes locais disponibilizamos pontos de táxi e na estrada de acesso, vans levarão os turistas gratuitamente até o centro da festa”, acrescentou.
ATRAÇÕES EM GALANTE (PALCO CENTRAL E MERCADO PÚBLICO)
-Forró de Sima (10h), Leon Lima e Forró da Ligação (12h)
- Adriano José (14h), Massilon Gonzaga (16h)
-Banda Ficção( 10h); Lúcia Lemos (12h30), Forrozão Xaxado (14h30)
Fonte: Prefeitura de Campina Grande
No Parque do Povo. O Maior São João do Mundo, em Campina Grande, chega ao 9º dia hoje e os forrozeiros podem se preparar para aproveitar o “arrasta pé” do palco principal, que vai receber a banda Cavaleiros do Forró. O forró country estilizado da banda potiguar Cavaleiros do Forró é muito prestigiado pelos fãs da vaquejada.
O estilo bem dançante da banda, que surgiu em 2001, principalmente depois do sucesso “Se Réi Pra Lá”, gravada também pelo grupo Asa de Águia, conquistou seu espaço no Norte e Nordeste do país. Na Pirâmide tem show de Stella Alves e Forró da Loirinha, Forró Brasileiro e Josias Rojão. Já no Palhoção Marinês se apresenta Diomedes Filho,Josélio e Banda,Vavá Messias e Dragões do Forró. Palhoças 1 e 2 também tem forró a partir das 20h.
Comentários