icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Fórum começa amanhã no Centro de Convenções

Evento Mundial de Internet acontece pela primeira vez no Nordeste e discutirá a evolução da governança na web  e sustentabilidade.

Publicado em 08/11/2015 às 7:00

A cidade de João Pessoa vai sediar, a partir de amanhã até sexta-feira, a 10ª edição do Fórum Mundial de Internet (IGF). Durante uma semana, a capital vai receber cerca de três mil pessoas de mais de 130 países. O tema central do evento discutirá acerca da “A Evolução da Governança da Internet: Empoderando o Desenvolvimento Sustentável”. Esta será a primeira vez em que a região Nordeste receberá o evento, que acontece no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima. A programação começa às 9h, com a palestra das Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o uso da internet pelas crianças e adolescentes.

Durante os cinco dias estão previstas programações culturais, a cargo da Secretaria de Estado da Cultura, e palestras de secretários de Estado. Segundo a organização do fórum, o evento pretende proporcionar uma plataforma global única para as diversas partes interessadas tanto de países desenvolvidos quanto em desenvolvimento para que dialoguem sobre questões de políticas públicas relacionadas com a Internet. “O Fórum é consultivo, porém serve para municiar assembleias da ONU a fim de traçar políticas sobre a temática”, acrescentou o professor Cláudio Furtado, residente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq).

De acordo com a secretária executiva dos Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia, Francilene Procópio, hoje será o 'Dia 0', que tem uma programação que concentra 17 atividades paralelas de iniciativa do país que hospeda o evento. “A pauta brasileira foi feita em conjunto com o Ministério das Comunicações e iremos discutir especialmente a agenda da internet pós-2015 e os desafios da inclusão digital do próximo bilhão de pessoas no planeta”, relatou a secretária. Ela acrescentou que no Brasil, metade da população tem acesso à internet e a outra metade busca a inclusão – mais um desafio a ser tratado por políticas públicas em parceria com a iniciativa privada.

O fórum vai abordar também oito subtemas: cibersegurança e confiança; economia da internet; inclusão e diversidade; abertura de acesso; reforçando a cooperação multissetorial; internet e os Direitos Humanos; Recursos críticos da internet, além de questões emergentes. Entre outros temas a serem tratados estão o fortalecimento do modelo multissetorial, neutralidade da internet e disponibilidade de serviços. Representando a presidente Dilma Roussef, estarão o ministro das Comunicações, André Peixoto Figueiredo Lima; e o ministro da Ciência, Tecnologia e Informação, Celso Pansera. A partir desta reunião, é gerada uma carta das autoridades presentes na reunião realizada em João Pessoa com as recomendações das autoridades brasileiras à ONU.

INSCRITOS
Até a última sexta-feira, cerca de 2.300 pessoas, entre estrangeiros e brasileiros, estavam inscritas para o fórum. Conforme o professor Claudio Furtado, que também é membro da Comissão Organizadora do IGF, desse total, 1.300 são estrangeiros que devem participar e pouco menos de mil brasileiros estarão presentes.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp