VIDA URBANA
Fórum começa amanhã no Centro de Convenções
Evento Mundial de Internet acontece pela primeira vez no Nordeste e discutirá a evolução da governança na web e sustentabilidade.
Publicado em 08/11/2015 às 7:00
A cidade de João Pessoa vai sediar, a partir de amanhã até sexta-feira, a 10ª edição do Fórum Mundial de Internet (IGF). Durante uma semana, a capital vai receber cerca de três mil pessoas de mais de 130 países. O tema central do evento discutirá acerca da “A Evolução da Governança da Internet: Empoderando o Desenvolvimento Sustentável”. Esta será a primeira vez em que a região Nordeste receberá o evento, que acontece no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima. A programação começa às 9h, com a palestra das Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o uso da internet pelas crianças e adolescentes.
Durante os cinco dias estão previstas programações culturais, a cargo da Secretaria de Estado da Cultura, e palestras de secretários de Estado. Segundo a organização do fórum, o evento pretende proporcionar uma plataforma global única para as diversas partes interessadas tanto de países desenvolvidos quanto em desenvolvimento para que dialoguem sobre questões de políticas públicas relacionadas com a Internet. “O Fórum é consultivo, porém serve para municiar assembleias da ONU a fim de traçar políticas sobre a temática”, acrescentou o professor Cláudio Furtado, residente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq).
De acordo com a secretária executiva dos Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia, Francilene Procópio, hoje será o 'Dia 0', que tem uma programação que concentra 17 atividades paralelas de iniciativa do país que hospeda o evento. “A pauta brasileira foi feita em conjunto com o Ministério das Comunicações e iremos discutir especialmente a agenda da internet pós-2015 e os desafios da inclusão digital do próximo bilhão de pessoas no planeta”, relatou a secretária. Ela acrescentou que no Brasil, metade da população tem acesso à internet e a outra metade busca a inclusão – mais um desafio a ser tratado por políticas públicas em parceria com a iniciativa privada.
O fórum vai abordar também oito subtemas: cibersegurança e confiança; economia da internet; inclusão e diversidade; abertura de acesso; reforçando a cooperação multissetorial; internet e os Direitos Humanos; Recursos críticos da internet, além de questões emergentes. Entre outros temas a serem tratados estão o fortalecimento do modelo multissetorial, neutralidade da internet e disponibilidade de serviços. Representando a presidente Dilma Roussef, estarão o ministro das Comunicações, André Peixoto Figueiredo Lima; e o ministro da Ciência, Tecnologia e Informação, Celso Pansera. A partir desta reunião, é gerada uma carta das autoridades presentes na reunião realizada em João Pessoa com as recomendações das autoridades brasileiras à ONU.
INSCRITOS
Até a última sexta-feira, cerca de 2.300 pessoas, entre estrangeiros e brasileiros, estavam inscritas para o fórum. Conforme o professor Claudio Furtado, que também é membro da Comissão Organizadora do IGF, desse total, 1.300 são estrangeiros que devem participar e pouco menos de mil brasileiros estarão presentes.
Comentários