icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Fórum de TV digital tira principais dúvidas da população sobre o sinal

Sinal analógico de televisão será desligado em 30 de maio em 13 municípios da PB

Publicado em 14/04/2018 às 7:00 | Atualizado em 14/04/2018 às 9:42


                                        
                                            Fórum de TV digital tira principais dúvidas da população sobre o sinal
Foto: Felipe Gesteira

				
					Fórum de TV digital tira principais dúvidas da população sobre o sinal
Sinal digital garante mais qualidade de som e imagem. Foto: Felipe Gesteira

O sinal analógico de TV será desligado em 13 municípios paraibanos a partir do dia 30 de maio. Apesar do sinal digital fazer parte do cotidiano dos paraibanos desde 2009, muita gente ainda tem dúvidas sobre o seu funcionamento.

Para ter acesso ao sinal digital, as pessoas precisam que a televisão seja compatível com a tecnologia. Caso a TV seja antiga e não seja compatível com a tecnologia é possível adquirir conversores de TV digital. Para a população carente a entidade Seja Digital está distribuindo mais de 180 mil kits, com antena e conversor com controle remoto, para a população atendida pela Bolsa Família ou por outros programas assistênciais do Governo Federal na Paraíba.

O JORNAL DA PARAÍBA procurou o Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (SBTVDT) para falar sobre alguns mitos e verdades da TV digital. Confira:

1 - Quando o sinal analógico for desligado, a TV que não estiver pronta para receber o sinal digital irá parar de funcionar.

VERDADE – O sinal digital não é compatível com televisores analógicos. Por isso, é necessário que os lares estejam devidamente adaptados para receber o novo sinal. Isso significa que é necessário instalar o conversor digital (caso a TV não possua) e uma antena UHF externa.

2 - Com a chegada da TV digital os números dos canais irão mudar.

MITO – O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comnucação, com o apoio do Fórum SBTVDT, disciplinou a numeração dos canais digitais. De uma forma geral, os canais que já existiam no sistema analógico permanecem com a mesma numeração.

3 - Para a TV que não possui conversor integrado, qualquer conversor externo servirá.

MITO – Existem muitos conversores no mercado, mas só é possível garantir 100% da qualidade da TV digital com os aparelhos que possuírem o símbolo DTV, que significa que a empresa segue as normas técnicas da ABNT para a televisão digital.

4 - É possível assistir à TV digital pelo smartphone.

VERDADE –É possível ter acesso ao conteúdo digital por meio de qualquer celular ou smartphone que possua TV integrada (ou aplicativo) e seja compatível com as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Para saber se seu aparelho tem TV digital, verifique se possui o símbolo DTV. Isso indica que o fabricante segue as especificações necessárias.

5 - A tecnologia da TV brasileira ainda está muito atrás da tecnologia de países mais desenvolvidos, como o Japão, por exemplo.

MITO – O padrão de TV digital implantado no Brasil é um dos mais modernos existentes é a versão atualizada do do modelo japonês. Hoje, mais de 18 países já utilizam o sistema brasileiro, conhecido como ISDB-T.

6 - É a primeira vez que a Copa do Mundo será transmitida por sinal digital no Brasil.

MITO – Embora o processo de transição do analógico para o digital tenha iniciado há 10 anos, é a primeira vez que a maior parte da população brasileira terá acesso aos conteúdos da Copa do Mundo em qualidade digital.

7 - A única mudança entre sinal analógico e sinal digital é a qualidade de imagem

MITO – Há outros recursos que podem ser incorporados ao sistema de TV digital, como LIBRAS, closed caption, audiodescrição e tecnologias de aviso de emergência, como é o caso do EWBS (Emergency Warning Broadcast System). Ademais, a qualidade do áudio é muito superior ao da televisão analógica e a possibilidade da multiprogramação nos canais públicos.

Imagem

Tiago Bernardino

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp