VIDA URBANA
Fórum de TV digital tira principais dúvidas da população sobre o sinal
Sinal analógico de televisão será desligado em 30 de maio em 13 municípios da PB
Publicado em 14/04/2018 às 7:00 | Atualizado em 14/04/2018 às 9:42
O sinal analógico de TV será desligado em 13 municípios paraibanos a partir do dia 30 de maio. Apesar do sinal digital fazer parte do cotidiano dos paraibanos desde 2009, muita gente ainda tem dúvidas sobre o seu funcionamento.
Para ter acesso ao sinal digital, as pessoas precisam que a televisão seja compatível com a tecnologia. Caso a TV seja antiga e não seja compatível com a tecnologia é possível adquirir conversores de TV digital. Para a população carente a entidade Seja Digital está distribuindo mais de 180 mil kits, com antena e conversor com controle remoto, para a população atendida pela Bolsa Família ou por outros programas assistênciais do Governo Federal na Paraíba.
O JORNAL DA PARAÍBA procurou o Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (SBTVDT) para falar sobre alguns mitos e verdades da TV digital. Confira:
1 - Quando o sinal analógico for desligado, a TV que não estiver pronta para receber o sinal digital irá parar de funcionar.
VERDADE – O sinal digital não é compatível com televisores analógicos. Por isso, é necessário que os lares estejam devidamente adaptados para receber o novo sinal. Isso significa que é necessário instalar o conversor digital (caso a TV não possua) e uma antena UHF externa.
2 - Com a chegada da TV digital os números dos canais irão mudar.
MITO – O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comnucação, com o apoio do Fórum SBTVDT, disciplinou a numeração dos canais digitais. De uma forma geral, os canais que já existiam no sistema analógico permanecem com a mesma numeração.
3 - Para a TV que não possui conversor integrado, qualquer conversor externo servirá.
MITO – Existem muitos conversores no mercado, mas só é possível garantir 100% da qualidade da TV digital com os aparelhos que possuírem o símbolo DTV, que significa que a empresa segue as normas técnicas da ABNT para a televisão digital.
4 - É possível assistir à TV digital pelo smartphone.
VERDADE –É possível ter acesso ao conteúdo digital por meio de qualquer celular ou smartphone que possua TV integrada (ou aplicativo) e seja compatível com as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Para saber se seu aparelho tem TV digital, verifique se possui o símbolo DTV. Isso indica que o fabricante segue as especificações necessárias.
5 - A tecnologia da TV brasileira ainda está muito atrás da tecnologia de países mais desenvolvidos, como o Japão, por exemplo.
MITO – O padrão de TV digital implantado no Brasil é um dos mais modernos existentes é a versão atualizada do do modelo japonês. Hoje, mais de 18 países já utilizam o sistema brasileiro, conhecido como ISDB-T.
6 - É a primeira vez que a Copa do Mundo será transmitida por sinal digital no Brasil.
MITO – Embora o processo de transição do analógico para o digital tenha iniciado há 10 anos, é a primeira vez que a maior parte da população brasileira terá acesso aos conteúdos da Copa do Mundo em qualidade digital.
7 - A única mudança entre sinal analógico e sinal digital é a qualidade de imagem
MITO – Há outros recursos que podem ser incorporados ao sistema de TV digital, como LIBRAS, closed caption, audiodescrição e tecnologias de aviso de emergência, como é o caso do EWBS (Emergency Warning Broadcast System). Ademais, a qualidade do áudio é muito superior ao da televisão analógica e a possibilidade da multiprogramação nos canais públicos.
Comentários