VIDA URBANA
Fotos e trajes do Rei do Baião
Visitantes poderão reviver vida e obra de Luiz Gonzaga, ao visitar o espaço montado no Parque do Povo.
Publicado em 15/06/2012 às 6:00
A partir de hoje, quem visitar o Parque do Povo em Campina Grande terá a oportunidade de conhecer um pouco da história de Luiz Gonzaga, o grande homenageado do Maior São João do Mundo deste ano. A Casa de Gonzagão é uma réplica da moradia onde viveu o Rei do Baião na cidade de Exú (PE). O espaço fica localizado na área da caixa d'água do Parque do Povo e será aberta para visitação todas as noites.
A Casa de Gonzagão vai expor a vida e a obra de Luiz Gonzaga em painéis gigantes com fotos do artista, capas e selos de discos.
A ambientação da exposição também recria a casa de taipa onde o Rei do Baião nasceu, em 13 de dezembro de 1912, e no local estarão expostas as réplicas do chapéu de couro e do gibão do 'Velho Lula'. O trio instrumental com zabumba, sanfona e triângulo também será destaque.
Os visitantes também poderão conferir manequins que estarão vestidos com trajes típicos da cultura nordestina, com os vaqueiros e os célebres cangaceiros, que inspiraram a indumentária artística de Luiz Gonzaga. Um telão ainda vai exibir programas especiais e outros documentos de áudio e imagens do Rei do Baião e os visitantes que quiserem dar um depoimento falando sobre Luiz Gonzaga poderão gravar suas mensagens, que posteriormente serão transformadas em um documentário.
Segundo o secretário de Desenvolvimento do município, Gilson Lira, o local funcionará como uma espécie de réplica da casa onde viveu o Rei do Baião. “Tudo será feito para que as pessoas sintam a magia do lugar. Esperamos que elas gostem e aproveitem porque será uma atração a mais no Parque do Povo”, disse. (Colaborou Tarcísio Araújo)
Comentários