VIDA URBANA
Fotógrafo paraibano concorre em duas categorias de festival internacional
As fotografias estão aberta para votação pública no concurso Brasília Photo Show,
Publicado em 17/08/2020 às 16:58 | Atualizado em 18/08/2020 às 8:42
O fotógrafo paraibano Francisco França foi classificado para participar do festival internacional Brasília Photo Show, que chega a sua quinta edição. Ele concorre em duas categorias com duas fotografias feitas em sua carreira no fotojornalismo. As fotos selecionadas, dentre 46 mil inscritas, estão participando deu uma votação aberta à opinião pública, na página do evento, até o dia 25 de agosto.
Um das fotografias concorrentes é o registro de uma pomba branca, flagrada durante um desfile de 7 de Setembro em João Pessoa. A foto, denominada "Passos da Paz', que concorre na categoria Fotojornalismo/documental, foi feita de uma câmera analógica, quando fazia a cobertura jornalística para o extinto jornal O Norte.
"Soltaram alguns pombos brancos para simbolizar a 'Paz', na hora que os militares começaram a desfilar. Um pombo resolver marchar ao lado dos militares, neste momento apontei a câmera para ele e comecei a fotografar, fiz no máximo cinco fotograma, o pombo voo e não mais voltou. Este momento ficou registrado para sempre nesta imagem", lembra França.
A segunda foto, intitulada Duelo de Rivais, concorre na categoria "Animais de todas as espécies (Selvagens, insetos,...)". Ela foi feita no Sertão do estado, próximo a cidade de Catolé do Rocha. Trata-se de um ninhos de garças-vaqueiras instalado na beira da estrada. "Em um dos ninhos tinha um macho vigiando a fêmea, quando outro machado chegou, ele voou em cima do rival expulsando-o para longe da sua companheira e do seu ninho", descreve o fotógrafo. Neste caso, o registro foi feito de uma câmera digital.
Brasília Photo Show
O Brasília Photo Show é rebento de um livro que contava a história visual da capital do Brasil e que foi editado pelo fotógrafo Edu Vergara em 2013. Em suas andanças pelo mundo, Edu passou por Hollywood e pensou em criar um festival de fotografia que tivesse a força e despertasse tanta curiosidade popular quanto o Oscar.
A primeira edição do festival, em 2014, alcançou números que fizeram do Brasília Photo Show um evento inédito, alcançando mais de 5,2 mil inscrições, milhões de visualizações, curtidas e compartilhamentos.
O festival é aberto a todos os fotógrafos profissionais ou amadores, do Brasil ou do exterior, brasileiros ou estrangeiros. Além das tradicionais câmeras, celulares, livros e créditos de viagens, o festival premia como a foto da capa do livro oficial e a entrega da estatueta Brasília Photo Show.
Comentários